Workshop sobre Conhecimento, Inovação e Competitividade no Ceará

7 de julho de 2009 - 15:21

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) promoveu 18 de junho, das 8h30 às 18h, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) o Workshop sobre Conhecimento, Inovação e Competitividade no Ceará.

O encontro contou com a participação de mais de 90 pessoas, entre representantes dos setores públicos e privados envolvidos com a temática de inovação e competitividade.

O Workshop visou promover o entendimento sobre os desafios para inovação no estado e discutir estratégias para aumentar o impacto da Política Estadual de Inovação.

Além da Secitece, evento contou com o apoio direto da Universidade Federal do Ceará (UECE), da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). São parceiros o Banco Mundial, o Instituto de Desenvolvimento Industrial (INDI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI/CE).

Na abertura a Secretária adjunta da Secitece, Teresa Mota, proferiu a palestra “Reflexões sobre as Condições de Inovação no Ceará”.

Em seguida, os executivos do Banco Mundial apresentaram diversos temas relacionados a Inovação. Carl Dahlman e Michael Crawford, trataram sobre o tema “Uma Abordagem ao Crescimento e Inovação no Ceará”. O Diretor do Banco, Peter Tindermans, apresentou sobre “Efetiva Política Estadual de Inovação” .

À tarde, Carl Dahlman, abriu os trabalhos falando sobre o “Fomento a Clusters como Eixo Principal da Inovação”. Em seguida, a consultora do Banco Mundial, Mônica Amorim, apresentou o case APL de Calçados do Cariri, como um exemplo de um exemplo de estratégia de promoção de cluster. As atividades foram concluídas com a realização de trabalhos em grupos. Cada um abordou um dos três temas: políticas, capital humano e clusters.