NUTEC inaugura Centro de Referência em Automação e Robótica

24 de junho de 2009 - 17:23

A cerimônia do lançamento ocorre dia 23 de junho as 10h na sede do Nutec

Com o objetivo de fomentar o espírito científico e tecnológico, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec – vai instalar um Centro de Referência em Automação e Robótica – Centauro. O Centro Tecnológico vai desenvolver projetos na área de robótica móvel, equipamentos e sistemas automatizados, P&D, transferência de tecnologia, suporte ao empreendedorismo e a empresas incubadas e contribuição para o estreitamento das relações entre o setor produtivo e as instituições parceiras nas áreas de Robótica, Automação Industrial, Automação e Controle, Compatibilidade Eletromagnética, Microondas e Antenas.

O Centro de Referência em Automação e Robótica é uma parceria do Nutec com o Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da Universidade Federal do Ceará – UFC, com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará – Secitece. Foram investidos cerca de R$ 250 mil reais em equipamentos para o laboratório.

O Centro, ligado a Divisão de Mecânica, Elétrica e Energia, será constituído por três áreas: Unidade de Robótica, Unidade de Automação e do Núcleo de Compatibilidade Magnética, Microondas e Antenas – Nucema.

O Centauro pretende atuar com projetos de automação para indústrias eletromecânica. Atualmente vem sendo desenvolvidos projetos de controle robusto de robôs móveis, controle e estimação robusta de posição e orientação de robôs móveis, desenvolvimento de um robô móvel para aplicações de inspeção e monitoramento de ambientes estruturados e o projeto Autobio – projeto de automação da mini-usina de produção de Biodiesel do Nutec.  

O Centro de Automação e Robótica tem como proposta utilizar ferramentas com conhecimentos científicos e tecnológicos, implantando e modernizando sistemas de automação e controle de processos industriais, dimensionando elementos presentes na malha de controle. A Automação e Robótica permite não só acompanhar o desenvolvimento tecnológico, mas também apresentar propostas inovadoras como soluções aos problemas que a indústria nacional impõe.