Lançada em Fortaleza a segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas

23 de junho de 2009 - 11:33

Em solenidade realizada na última quarta-feira, 17 de maio, Dia Mundial de Combate à Desertificação, o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc e o governador Cid Gomes lançaram a segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, a ICID + 18. O evento acontece em agosto de 2010, 18 anos após a ICID 92, que contou com 1.200 participantes de vários países.

Segundo o coordenador da ICID + 18, Antônio Rocha Magalhães, o evento é uma forma de preparação para a Rio + 20, a conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, que será realizada em 2012. Antônio Rocha afirmou ainda que 2.000 pessoas de mais de 50 países, além de representantes de universidades e de centros e pesquisa de todo mundo são esperados para a ICID + 18.

Para o ministro Carlos Minc, é importante que se discuta, durante a conferência, não apenas a o processo desertificação da caatinga, mas também de outros locais do mundo. Ele também destacou a criação do Fundo Clima, programa do Governo Federal com recursos oriundos da arrecadação de royalties do petróleo, totalizando R$ 900 milhões para defender os cinco biomas brasileiros. Segundo o ministro, 50% da verba será destinada ao Nordeste.

Minc afirmou, ainda, que, de acordo com estudos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, IPCC, a temperatura do planeta deve aumentar mais de dois graus até o fim do século e, que estudos indicam que, no Brasil, o Nordeste será a área  mais afetada pelo aumento.

O ministro disse também que é importante que cada estado elabore seu plano de mudanças climáticas e que os governantes se preocupem com a manutenção das populações que preservam os biomas através de cadeias produtivas e de arranjos produtivos locais para que os produtos gerados por essas populações possam chegar ao mercado, gerando renda para elas, bem como consciência de preservação dos biomas.

Em sua fala, o governador Cid Gomes afirmou que é necessário conciliar desenvolvimento econômico através da geração de emprego e renda com a questão do meio ambiente. O governador ressaltou os investimentos do estado em energias renováveis. “Até o fim de junho, atingiremos a marca de 500 megawatts implantados em energia eólica. Isso representa 40% da atual demanda do Ceará. Nosso estado tem um potencial de geração de 25 mil megawatts”. Cid também anunciou o lançamento de um edital  específico para o incentivo a projetos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente do semiárido.

A II Conferência Internacional Sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, ICID + 18, acontece em agosto de 2010, em Fortaleza. Durante o evento serão discutidos os seguintes temas: variabilidade e mudanças climáticas nas regiões semiáridas, vulnerabilidade e impactos das variações climáticas e processos de políticas públicas para adaptação a mudanças climáticas e para o desenvolvimento sustentável das regiões semiáridas.