Alunos de projeto apoiado pela Funcap apresentam resultados

23 de junho de 2009 - 11:37

Alunos da comunidade de Algodões, em Quixeramobim, cidade do Sertão Central cearense, vieram à sede da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) para apresentar resultados do projeto profissionalizante Jovens da Conquista. Criado há cerca de três anos, ele incentiva a formação de pessoas para criar alternativas de trabalho na região, uma das mais pobres do estado.

Segundo Ivana Carneiro, coordenadora do projeto, as três principais linhas de ensino são as oficinas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), de Desenvolvimento Social, Pessoal e Profissional e de Produção. Nessa última, são ministradas aulas de artesanato, costura e artefatos de moda. “O principal objetivo é incentivar o empreendedorismo, para compensar a falta de opções de emprego do Sertão Central”, diz.

O apoio da Funcap ao projeto vem através do repasse de bolsas mensais obtidas através de convênio entre a fundação e o CNPq. Para estimular a formação dos negócios próprios, os alunos são orientados a guardar parte do dinheiro. Ivana ressalta que, como muitos vêm de zonas rurais, um dos caminhos naturais é o agronegócio. Criação de galinha caipira, bovinos, suínos, ovinos e abelhas estão entre os mais procurados. Outro ramo que tem tido procura é o ligado à comunicação e à informática, como produção de vídeos e trabalhos gráficos.

A coordenadora ressalta que também é objetivo do Jovens da Conquista é integrá-los com a comunidade. Ela explica que eles realizam periodicamente, como voluntários, ações de meio ambiente, educação sexual e conscientização de respeito aos idosos.

Cada turma é anual e tem aproximadamente 40 alunos. Além da Funcap e do CNpq, o projeto também recebe apoio o Rotary Barra do Ceará (em Fortaleza), da Prefeitura de Quixeramobim e da escola de informática Help Desk (localizada na comunidade de Algodões).