Biblioteca do NUTEC: 30 anos de funcionamento

9 de junho de 2009 - 23:53

Com um acervo de 10 mil livros, a Biblioteca dá suporte à pesquisa na área de tecnologia industrial

A Biblioteca da Fundação Núcleo deTecnologia Industrial do Ceará – NUTEC – iniciou suas atividades emdezembro de 1978, com o objetivo de dar suporte à pesquisa na área detecnologia industrial. O acervo reúne diversos materiais bibliográficossobre literatura, história, memória técnica, artigos periódicos, livrossobre o ensino, revistas, artigos de jornais, normas técnicas efolhetos. Atualmente conta com um acervo de 10 mil livros.

Para estar conforme as exigências doGoverno do Estado, a Biblioteca está em processo de informatização doseu acervo. Um software livre está em fase de implantação. O programairá centralizar as informações do acervo de livros com consulta pelocomputador.

O processo de informatização dabiblioteca deve-se ao empenho das Bibliotecárias Helena Texeira e Maria Elisabet, que vêm organizando e cadastrando o acervo existente efazendo um descarte de alguns livros para serem doados.  Ainformatização trará mais facilidade para uso da Biblioteca.

Vale ressaltar que a unidade recebedoações de livros do BNB, FIEC, SENAI e DNOCS. Outro fator importante éque a Biblioteca está inserida no Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ.

A Biblioteca já enviou um projeto deatualização do acervo com novos periódicos, assinatura de jornais erevistas, compra de livros, uma videoteca e novo mobiliário. ABiblioteca está aberta à visitação e empréstimos de livros paracolaboradores do NUTEC.

“Conhecer, contemplar e enaltecer aBiblioteca é dever imperativo de todos aqueles que entendem o valor dolivro como instrumento de transformação social e de preservação dahistória.” Petrônio Gomes Filho – Poeta.

O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, de 8hs às 12hs e de 13hs às 17hs.

Telefone: 85 3101.2435