Cid Gomes assina ordem de serviço para Parque Estadual do Sítio Fundão e inaugura obras da Urca

2 de junho de 2009 - 10:01

O Parque Estadual do Sítio Fundão teve a sua ordem de serviço assinada na noite do dia 01 de junho, pelo governador Cid Gomes, na Universidade Regional do Cariri (Urca), em Crato. Na mesma área do Parque será construída a sede do escritório regional da Superintendência de Meio Ambiente do Estado (Semace). O projeto de construção do museu do Parque e a sede do escritório fazem parte do termo de compensação ambiental, no valor de R$ 1,2 milhão. Ano passado, o terreno de mais de 90 hectares do Sítio Fundão foi adquirido pelo Governo do Estado. Durante a solenidade, foi aberta oficialmente a Semana Estadual do Meio Ambiente.

O Governador ressaltou a importância do espaço do Parque Estadual do Sítio Fundão, que terá a construção iniciada a partir desta terça, dia 2. Uma área que será preservada e que a partir de agora passa a receber importantes melhorias. Além disso, afirma ser um projeto importante por si só, pelo planejamento, programação e a transformação da área, na defesa do meio ambiente. “Será um grande espaço de educação ambiental e de ajuda para a consciência e proteção ao meio ambiente”, diz.

O superintendente da Semace, Herbert de Vasconcelos Rocha, fez a apresentação do projeto, por meio de imagens, inclusive mostrando a recuperação de equipamentos antigos, usados no engenho e dentro da casa. A memória histórica será resgatada. Ele destaca o fortalecimento do quadro funcional da Semace, com atuação regional, possibilitando maior fiscalização e combate aos crimes ambientais na região.

Acompanhado do reitor da Urca, Professor Plácido Cidade Nuvens, o governador Cid Gomes inaugurou três obras recém-concluídas na Universidade, uma delas o Salão da Terra, onde foi realizada a solenidade que contou com a presença de cerca de 350 pessoas, entre autoridades, estudantes e docentes da Urca. Além do Salão da Terra, também foram inaugurados o Laboratório de Informática, com dezenas de computadores interligados à internet, voltados para trabalhos de pesquisa e aulas de informática para os estudantes, além da Praça dos Coqueiros e banheiros.

O reitor da Urca destacou a importância das novas conquistas da Universidade com o apoio do governador. O Salão da Terra foi construído com piso e colunas de calcário laminado e peças com fósseis. O Reitor destacou também avanços na modernização de espaços como o Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri, e ampliação de uma obra de grande relevância, inclusive para o fortalecimento do turismo regional. O reitor também assinou o convênio de cooperação técnico-financeira para subsidiar a discussão sobre enquadramento adequado a Microbacia 3 do Salgado, juntamente com a presidente do Conselho de Política de Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Maria Tereza Bezerra.

Plácido Cidade Nuvens ainda ressaltou o salto tecnológico e modernização de diversos setores da Universidade, com a aquisição, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece), de 195 computadores para os diversos setores da Universidade, além de mais 38 voltados para informatização do Centro de Humanidades. Outro trabalho importante, lembra o reitor, foi a reposição da coberta na área administrativa do Campus do Pimenta e a melhoria das instalações elétricas de vários setores da Universidade, como forma de possibilitar a ampliação dos laboratórios.

Em seu discurso, o governador aproveitou para lançar a idéia da conquista de um espaço importante para a criação de um Campus definitivo para a instituição: o Parque de Exposições do Crato. Segundo ele, essa é apenas uma idéia para ser amadurecida na própria região. A proposta, de acordo com Cid Gomes, é construir em Crato um novo Parque de Exposições, em um espaço maior, com condições que atendam a nova realidade.

O reitor agradeceu todo o empenho do governador nos investimentos voltados para a instituição, destacando os cerca de R$ 1,5 milhões investidos em obras, ano passado, a exemplo da ampliação do museu, que também recebe um elevador, para facilitar o acesso dos portadores de deficiência e dos idosos no local.

Com o Restaurante Universitário já construído e com equipamentos já adquiridos pela Universidade, o reitor aproveitou para fazer um apelo ao governador quanto ao funcionamento do local, de grande importância para os universitários, muitos deles residentes a até 200 quilômetros do Crato, solicitando apoio para o custeio finalístico. O RU vem beneficiar milhares de estudantes da região e estados circunvizinhos.