Tem início Programa de Cooperação Acadêmica entre UVA e ESALQ

5 de maio de 2009 - 15:12

A linha de financiamento para intercâmbio criada pela CAPES será desenvolvida pelas duas instituições durante quatro anos.

<!– /* Font Definitions */ @font-face {font-family:”Lucida Sans Unicode”; panose-1:2 11 6 2 3 5 4 2 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-2147476737 14699 0 0 63 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:””; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:none; mso-hyphenate:none; font-size:12.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-font-family:”Lucida Sans Unicode”; mso-font-kerning:.5pt; mso-fareast-language:AR-SA;}@page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), vinculada a Secitece, e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) firmaram parceria para desenvolver, por meio de 34 missões de trabalho em quatro anos, o Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD), linha de financiamento criada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),

A apresentação do Programa, que marcou o início da cooperação entre as duas IES, foi feita pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens, da ESALQ/USP, professor Sila Carneiro, no dia 30 de março, no campus da Betânia.

Segundo o professor Sila Carneiro, a parceria tem como objetivos desenvolver ações de pesquisa para o uso racional dos recursos naturais do Vale do Acaraú; promover a integração do corpo docente e do corpo discente da UVA e da ESALQ; e realizar a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UVA.

“A expectativa é que a gente possa crescer como instituição nesse trabalho de parceria com a UVA, um crescimento no sentido amplo da palavra, com maturidade, com o compartilhamento de informações e experiências”, afirma Sila Carneiro, lembrando, ainda, dos desafios que serão enfrentados pela ESALQ.“O nosso contexto de produção é diferente do contexto do semiárido. Então, muitas das soluções e da logística da solução que nós geramos para o nosso ambiente é diferente do que a gente vai ter que usar para ajudar as pessoas do semiárido. E isso, por si só, é um exercício fenomenal para a gente desenvolver habilidades e competências”, afirma.

Os objetivos devem ser alcançados com o treinamento em nível de pós-doutoramento de professores da UVA por professores da ESALQ, e com a participação de alunos do Mestrado da UVA em disciplinas lecionadas por professores da ESALQ. Os estudantes do Curso de Mestrado e os bolsistas de Iniciação Científica da UVA terão, também, a oportunidade de participar de seleção para missões de estudo, que serão realizadas na ESALQ.

“Essa interação irá fazer com que nós, estudantes, possamos melhorar o nosso desempenho acadêmico no âmbito da pesquisa e, assim, colocarmos em prática os conhecimentos adquiridos tanto aqui, na UVA, quanto lá, na ESALQ. Poderemos construir uma estrutura de pesquisa no próprio semiárido e desenvolvermos trabalhos a partir da nossa realidade”, afirma Vandemberg Lira Silva, estudante do 2º ano do Curso de Mestrado em Zootecnia da UVA.

“A intenção nossa é fazer com que sejam ampliadas as linhas de pesquisa do Mestrado, a grade curricular, a quantidade de projetos de pesquisa, as novas possibilidades de financiamento. A gente tem uma excelente oportunidade de melhoria na formação dos nossos recursos humanos. Eu espero, também, que Programa de Pós-Graduação em Zootecnia passe do conceito 3 para o conceito 4  da CAPES e, com isso, a gente possa lançar uma proposta de doutoramento”, afirma o professor Marcos Cláudio, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UVA.