Secitece busca aproximação com prefeituras cearenses

5 de maio de 2009 - 15:27

A criação de secretarias e/ou coordenações de CT&I pode gerar bons resultados para o desenvolvimento dos municípios do Ceará

A aproximação dos municípios cearenses com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) pode render bons resultados a curto prazo, propiciando o crescimento e geração de emprego e renda para a população.

Com esse objetivo, a Secitece promoveu, no dia 2 de março, reunião com representantes de municípios cearenses para discutir, dentre outros assuntos, a criação de secretarias e/ou coordenações de CT&I nos municípios, melhorando a qualidade de vida da população, através, principalmente, da difusão tecnológica.

“A atividade científica e tecnológica está presente em todas as esferas produtivas: desde a capacitação em uma oficina mecânica até a produção de softwares para computadores. É possível aplicar CT&I de acordo com o potencial natural e econômico de cada município, captando    recursos junto ao governo estadual e federal”, lembrou Francisco Carvalho, coordenador de CT&I da Secitece.

Segundo Francisco Carvalho, “nós não conseguimos nos manter no mercado se não há investimento suficiente em tecnologia. Uma luva para trabalhadores de construção civil, por exemplo, custa em média R$ 1,50, produto relativamente barato, que em sua etiqueta está escrito “Made in China”. O que falta para nós brasileiros, cearenses produzirmos um material desse tão simples, barato e tão utilizado?”, questiona.

Roberto Barroso de Lima Aguilar, da prefeitura de Uburetama, diz que “o investimento em C&T na área profissional poderá contribuir com a diminuição de um problema critico social que é a marginalidade. Porém, não dá para um município sozinho fazer, precisa-se de apoio e investimento”.

A Secitece irá apoiar os municípios na captação de recursos, prestando orientação por meio de  reuniões, palestras e cursos, incentivando o preparo de projetos e parcerias. Ainda no primeiro semestre desse ano, a Secretaria irá promover curso de Elaboração de Projetos para capacitar os colaboradores das prefeituras municipais.  A seleção dos  participantes será através de entrevista e avaliação do perfil do candidato: nível de graduação. liderança, pró-atividade, comprometimento, etc. Entusiasmado, o prefeito de Cascavel, Décio Paulo, disse que “antes do apoio financeiro é mais importante a capacitação”.

“Marquem encontros entre vocês e troquem experiências, ampliando a força de trabalho através da informação e capacitação necessária. A sugestão é apresentar o que cada um esta fazendo (município), aprender juntos e assim otimizar resultados”, aconselha Teresa Mota.

Como desdobramento da reunião, a secretária Teresa Mota foi convidada a falar sobre a temática para os prefeitos e secretários dos 18 municípios que integram o Território da Cidadania do Vale do Curu e Aracatiaçu.

Em reunião no município de Itapajé, dia 18 de março, a secretária da Secitece e o secretário de CT e Empreendedorismo de Maracanaú, Francisco Rebouças Neto, foram ouvidos por prefeitos, secretários de várias pastas, vereadores e representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores, sobre como a CT&I pode promover o desenvolvimento e gerar benefícios aos municípios e como trabalhar de forma consorciada, por meio de um pacto federativo entre municípios, Estado e governo federal.

O encontro foi um evento preparatório a vinda, em abril, da Diretora do Departamento de Ações Regionais da Secretaria de C&T para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Natalia Gedanken, que estará em Fortaleza para reunir-se com os prefeitos dos municípios que compõem os três Territórios da Cidadania – Inhamuns Crateús, Sertão Central e Vales do Curu e Aracatiaçu – e dos municípios do Litoral Leste.

C&T COMO INSTRUMENTO DE P&D REGIONAL

Falar de Ciência e Tecnologia não é apenas falar de computadores. Outras ações, mais simples e bastante rentáveis, também podem ser aplicadas com sucesso nos municípios, como o desenvolvimento de novas tecnologias para o caju e a educação ambiental, que permite a criação de biogás, por exemplo, a partir da reciclagem do lixo.

A inovação pode ser estimulada com a utilização de instrumentos como Incubadoras de Empresas e a criação de Fundos que permitam a difusão de tecnologias. Outra dica é o estabelecimento de  parcerias com ONGs,  o investimento em ações que promovam o apoio à pesquisa e inovação em  Arranjos Produtivos Locais e o desenvolvimento de projetos em parceria com as instituições que compõem o Sistema Secitece (Uece, UVA, Urca, Nutec, Funceme e Centec). “Com a instituição da figura do Agente Local de Inovação é possível promover a articulação com os diversos atores do Sistema Local, que vão além do Sistema Secitece, como o IF-CE, UFC, Embrapa, bancos, empresas, organizações de classe”, lembra a secretária adjunta Teresa Mota.

Como exemplos de aplicabilidade da CT&I em prol do desenvolvimento social foram citados ainda:  a extensão tecnológica de demandas locais, que permitem a organização social e produtiva dos grupos de interesse, como o dos catadores de materiais recicláveis e agricultores familiares; projetos e pesquisas relacionados à segurança alimentar e nutricional; criação e desenvolvimento de museus e Centros de Ciência e Tecnologia; apoio a implantação e modernização de CVTs; apoio a projetos e eventos de divulgação científica; realização de Olimpíadas em Ciências e Inclusão Digital, por meio de ações de fomento à elaboração de projetos que possibilitem o aprendizado de práticas de informática.

O secretário de C&T de Maracanaú, Francisco Oliveira, destacou que a inclusão digital “faz a diferença” e  falou sobre os Telecentros, projeto lançado no município de Maracanaú que vem obtendo sucesso entre os pequenos empresários e estudantes da rede pública. Pelo projeto, o município oferece acesso gratuito a internet aos alunos da região através do uso do “cartão inteligente”, ocupando as horas ociosas das Lan-Houses. “Os alunos são selecionados de acordo com o seu redimento escolar, o que incentiva os participantes e facilita a inclusão digital. Outro ponto importante é que os  microempresários desses estabelecimentos se sentem motivados a fazer negócio, uma vez que a prefeitura fecha contratos de gestão anuais. A própria prefeitura de Maracanaú obtém benefícios, uma vez que agiliza processo e diminui custos, além de trabalhar diretamente com a inclusão digital e incentivo econômico”, comemora.