Curso de nivelamento em Avaliação Ambiental Estratégica

25 de abril de 2009 - 00:15

O Projeto Mata Branca, por meio do GEF Caatinga, tendo à frente a ACEG, com a coordenação de Irles Mayorga (UFC), iniciou o curso de nivelamento em Avaliação Ambiental Estratégica dia 23 de abril.

A iniciativa conta com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF-CE, antigo CEFET-CE), da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, por meio de convênio CAPES. A Secitece e o CONPAM apóiam institucionalmente.

A Avaliação Ambiental Estratégica é um importante instrumento de política ambiental e tem como objetivo inserir a variável ambiental no processo de Políticas, Planos e Programas.

“Esta etapa do Componente I do Projeto Mata Branca é relevante, pois inicia o processo no estado do Ceará, sendo necessário o nivelamento do conhecimento aos recursos humanos das instituições de âmbito governamental”, afirma a consultora da Secitece, Nájila Cabral.

O módulo I, realizado nos dia 23 e 24 de abril, foi ministrado pelo Prof. Titular Marcelo Pereira de Souza, da USP. As aulas do módulo II acontecem dias 27 e 28 de abril ministradas pela Profa. Dra. Isabel Silva Dutra de Oliveira.

Os módulos III e IV acontecem em maio, perfazendo uma carga horária de 64 horas. As aulas acontecem no auditório do departamento de Economia Agrícola, da UFC, no Campus do Pici, a partir de 8 horas.

O tema deverá ser incluídona pauta da próxima reunião do COEMA. Para Nájila a AAE deverá servir como instrumento de gestão ambiental noestado do Ceará. Além de Nájila, a proposta foi apresentada pelos conselheiros Herbert(Semace), Tereza Farias (CONPAM) e pelo deputado Lula Morais.

Para inscrever-se basta enviar e-mail para irles@ufc.br ou ligar para 85 9922-1717/ 88751921.