Cid Gomes inaugura pólo da UAB em Beberibe

23 de abril de 2009 - 17:37

A UAB já recebeu 365 inscrições oriundas da Uece e UFC

Com o objetivo de promover a educação e a tecnologia por meio dapesquisa, da inovação e da extensão em áreas estratégicas para odesenvolvimento sustentável do Ceará, neste sábado (04/04) o governadorCid Gomes inaugurou em Beberibe a nova unidade da Universidade Abertado Brasil (UAB). Com 225 inscrições oriundas da Universidade Estadualdo Ceará (Uece) e 140 inscrições originárias da Universidade Federal doCeará (UFC), a UAB tem suas instalações no Centro VocacionalTecnológico (CVT), também em Beberibe. Na ocasião foi lançado o cursotécnico de nível médio em Turismo, com dois anos e meio de duração.

Segundo o governador, a ação conjunta entre os Governos Estadual eFederal permite garantir uma melhor qualidade de vida para os cidadãoscearenses. Cid Gomes fez um comparativo entre a carência deoportunidades de trabalho, especialmente para os jovens, com a falta demão de obra qualificada, sobretudo de professores. “A criação da UABvai resolver um grande problema na formação de nossos jovens, tanto noensino fundamental, quanto no médio. Agora vamos ajudar milhares deestudantes com a formação de professores formados na Universidade”,relatou.

O secretário da Ciência e Tecnologia (Secitece), René Barreiradestacou que o Governo do Estado tem um forte compromisso com ainteriorização de suas ações. “São dois terços da população vivendo noInterior”. René confirmou que os núcleos da UAB suprirão as demandas deeducação superior em todo Estado. “Devemos nos empenhar em desenvolverpolíticas públicas de democratização do ensino superior e enfrentar asdesigualdades regionais”, defendeu Barreira.

Durante a visita ao CVT, que segundo o presidente do InstitutoCentec, Samuel Brasileiro, evoluirá para CVTec, o governador Cid Gomesconheceu as instalações do Centro. Em 10 anos de funcionamento asunidades já capacitaram mais de 400 mil pessoas no Brasil, inserindo-asno mercado de trabalho e em projetos financiados pelo fundo de combateà pobreza (Fecop). No Ceará são 33 unidades capacitando cerca de 38 milestudantes por ano nos cursos de Biologia, Física, Química eMatemática. “Além do curso de Turismo, esses quatro cursos também serãooferecidos pela UAB, finalizou Samuel.