René Barreira é novo presidente do Consecti

6 de abril de 2009 - 09:50

O secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira, foi eleito porunanimidade nesta quinta-feira, dia 02/04, presidente do Consecti – Conselho Nacional dos Secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação e substituirá o secretário de Estado de CT&I do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso, no cargo.

Ementrevista ao Gestão C&T online, o novo presidente disse quepretende estreitar a interlocução com o Congresso Nacional. De acordocom ele, a recomposição do orçamento do MCT, que recentemente sofreu umnovo corte de R$ 274 milhões, será uma das bandeiras atuais do Consecti.

Barreiratambém destacou que outra prioridade será o fortalecimento daarticulação com o MCT e com outros ministérios. “O tema CT&I éestratégico para o desenvolvimento do país. Há toda uma idéia detransversalidade, sendo que o nosso sistema não trabalha apenas para asua área em si”, afirmou.

A sua gestão ainda deverá concentraresforços no fortalecimento das diretorias regionais do Consecti. Eleacredita que o conselho só será forte e atuante com a participação dascinco regiões do país. A parceria com o Conselho Nacional das Fundaçõesde Amparo à Pesquisa (Confap) é outra meta. “Vamos trabalhar fortementejuntos. Nós entendemos que os dois conselhos precisam estar muito bemarticulados pelo papel que as FAPs desempenham no nosso sistema”, disse.

Como1ª vice-presidente do Consecti, foi eleita a secretária de Ciência,Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Lygia Pupatto, e para a 2ªvice-presidência, o escolhido foi o secretário de C&T do Tocantins,Osmar Nina Garcia. As diretorias regionais foram distribuídas entre osseguintes secretários: Norte – José Aldemir (AM); Centro-Oeste – IzalciLucas (DF); Sul – Artur Lorentz (RS); Nordeste – Ildes Ferreira (BA); eSudeste – Alberto Duque Portugal (MG).

Balanço

Tambémem entrevista ao Gestão C&T online, o ex-presidente do Consecti,Alexandre Cardoso, fez um balanço da sua gestão, que teve como meta aconsolidação do conselho. “Acho que hoje o Consecti é uma realidade noBrasil. Então, esse desafio foi vencido”, analisou. Ele também acreditaque a intercolução com o MCT foi fortalecida e que o conselho atuou emprol da diminuição das desigualdades regionais no país. “O Consecti setornou um instrumento de debate de ciência e tecnologia do Brasil”,destacou.

Com informações do Gestão C&T