Workshop discute criação de rede de pesquisa em biofármacos

26 de fevereiro de 2009 - 16:31

A criação de uma Rede de Pesquisa em Biofármacos foi uma das principaispropostas discutidas no I Workshop sobre o Programa Institucional deDesenvolvimento Científico da UVA, que teve como tema o “ProjetoBIOFAR-CE – Projeto Estruturante FINEP 2008”. Pela proposta,professores de diferentes Instituições de Ciência e Tecnologia do Cearápoderão compartilhar seus trabalhos de pesquisa em biofármacos,contribuindo para o estabelecimento de uma base comum de dados deinformações e para o intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre asinstituições.

Para o professor de Farmacologia da Universidade Estadual do Ceará(UECE), Henrique Leal Cardoso, que proferiu palestra sobre pesquisa edesenvolvimento na área de plantas medicinais no Ceará, a idéia dacriação da Rede será bem recebida pela UECE. “Nós, da UECE e da UVA,estamos pensando igual, temos que transformar esse pensamento em ações,em projetos, em trabalhos. O Laboratório de Eletrofisiologia da UECEestá totalmente aberto, e eu gostaria de colaborar no que forpossível”, afirmou o professor Henrique.

A elaboração de uma agenda de trabalho foi outra ação discutida entreos professores para dar início às atividades do Projeto. Para acoordenadora do Projeto BIOFAR, professora Valdenize Tiziane, o eventoconseguiu atingir os seus objetivos. “Os professores observaram ospontos de interesse, de intersecção, onde eles poderiam trabalharjuntos. O objetivo disso, também, é institucionalizar o projeto deforma que, realmente, a gente possa ter como resultado, não só osequipamentos e as instalações físicas da Universidade, mas que,realmente, essa grande linha de pesquisa se consolide na Universidade.Este é apenas o primeiro evento de uma série que a gente pretenderealizar, para que traga resultados não só no aspecto acadêmico, mastambém no aspecto social”, afirma a professora.

O I Workshop sobre Programa Institucional de DesenvolvimentoCientífico, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação daUVA, aconteceu nos dias 16 e 17 de fevereiro. O evento contou comapresentações de 13 trabalhos de pesquisadores da UVA, em diversasáreas. Os trabalhos apresentados podem contribuir para o ProjetoBIOFAR, que tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento debiofármacos, a partir da biodiversidade do semi-árido.