O POVO – Projeto propõe criação de parque tecnológico no Ceará

4 de fevereiro de 2009 - 16:42

A Secitece planeja enviar, ao governador do Estado, o projeto para criação de um Parque Tecnológico no Ceará

Apresentar experiências de implantação de parques tecnológicos e incubadoras de empresas e discutir de que forma elas podem ser aplicadas no Ceará. Foi este o tom da discussão do I Encontro sobre Gestão do Conhecimento em CT&I, promovido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece). A expectativa é que os conhecimentos compartilhados no encontro possam vir a fortalecer a Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (RIC), recém-criada com apoio do Governo do Estado, por meio da Secitece, e do Sebrae Ceará.

Segundo a secretária adjunta da Secitece, Teresa Mota, a idéia do parque tecnológico no Ceará ganha força, sobretudo, com a possibilidade da instalação de uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Estado. “Se juntarmos a organização empresarial que temos na área de TIC, a determinação do Estado em trazer uma unidade da FioCruz e a otimização do trabalho na área de transferência de tecnologia em biotecnologia, o parque multitemático pode surgir”, afirma.

Na avaliação de Teresa, um dos grandes benefícios trazidos com a instalação do parque tecnológico é a possibilidade de que o conhecimento gerado pelas instituições de Ciência e Tecnologia possa ser convertido em oportunidades de emprego e renda para o povo cearense.

Corredores
Outro projeto da área que também pode beneficiar diretamente a população, sobretudo na questão do empreendedorismo, é o Corredores Digitais. A iniciativa, também da Secitece, está em fase final de planejamento e pretende incentivar 200 jovens, já capacitados na área de TI, a criarem seus próprios empreendimentos, com a proteção de incubadoras de empresas e treinamento em gestão empresarial.

Neste caso, entraria em ação o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE), um dos parceiros do projeto. “Nós vamos disponibilizar nosso corpo de consultores para capacitar empreendedores, ensinando a montar um plano de negócios. Dessa forma, eles podem viver do conhecimento adquirido e ofertar os serviços de TI para a comunidade onde vivem”, explica Alci Porto, diretor-técnico do Sebrae no Estado.

De acordo com Raimir Holanda, gerente de TI da Secitece, o projeto Corredores Digitais será implantado, inicialmente, em três cidades (Fortaleza, Maracanaú e Aracati), com previsão de início das atividades ainda este mês. As diretrizes do projeto, como a definição dos parceiros e os recursos da iniciativa, logo serão definidos. “Acredito que até o fim da próxima semana nós já teremos fechado todas as questões do projeto”, prevê.

EMAIS

– Segundo a Secitece, o público-alvo do projeto são estudantes de escolas públicas que já tenham conhecimentos em TI. O processo de seleção será feito pela secretaria. Além de receber a orientação para manter um negócio, os participantes do projeto vão receber bolsa-auxílio mensal.

– De acordo com Raimir Holanda, os equipamentos e recursos para a implantação do projeto-piloto (em Fortaleza, Aracati e Maracanaú) estão garantidos. Ele preferiu não revelar valores e nem as outras cidades beneficiadas.

 

Fonte: O Povo
Editoria: Negócios
Data: 04/02/2009