Experiência do Programa Garagem Digital gera livro

4 de fevereiro de 2009 - 14:35

Lançamento será nesta quinta-feira, 05/02

A experiência do Ceará nos quatro anos de atividades das Garagens Digitais em nove municípios do Estado, realizada pelo Instituto Centec em parceria com a Fundação Abrinq pelos Direitos das Crianças e Adolescentes e HP Brasil, será relatada nesta quinta-feira em reunião das 13h às 17h no Hotel Othon (Av. Beira Mar, 3.470).

Na ocasião, será lançado o livro “Garagem com vista para o mundo – Inclusão digital com jovens e comunidades”, editado pela Fundação Abrinq e HP Brasil.

O evento será aberto às 13h pela coordenadora do programa Garagem Digital pela Fundação Abrinq, Roseni Reigota, pelo presidente do Instituto Centec, Samuel Brasileiro e pela diretora de Extensão Tecnológica do Centec, Geórgia Aguiar. Em seguida, Herica Aires, da Fundação Abring, fará uma apresentação da série histórica do programa, com os principais dados qualitativos.

Iniciado em 2001 com um projeto piloto em São Paulo com apenas uma Garagem Digital, o programa foi ampliado no Ceará entre 2004 e 1008 com 9 unidades que funcionam em Beberibe, Aracati, São Gonçalo do Amarante, Itaiçaba, Aracoiaba, Eusébio, Barbalha, Limoeiro do Norte e Quixeramobim. No ano passado, as nove Garagens cearenses atenderam a 720 jovens do ensino médio de 14 a 24 anos com cursos de 300 horas, que ensinam a fazer sites e trabalham também a cidadania e empreendedorismo. A metodologia visa, além da tecnologia, a formação cidadã.

A agenda prevê ainda um relato de todas as equipes das Garagens Digitais do Ceará, das 14 às 15h30. Estarão presentes a primeira coordenadora do projeto no Estado, Ticiana Gonçalves Mariano Vieira, e a atual, Cristianne Maria Roberto de Oliveira. Cada participante do evento receberá um exemplar do livro, que sistematiza a metodologia de inclusão digital adotada no programa Garagem Digital.