Laboratório de Biocombustíveis do NUTEC irá participar do Projeto CELAB

6 de janeiro de 2009 - 09:28

Projeto irá viabilizar as condições para solicitação de acreditação do laboratório cearense junto ao INMETRO

O Laboratório de Referência em Biocombustíveis da Fundação Núcleo da Tecnologia Industrial – NUTEC, vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, será um dos 37 laboratórios do país a participar do Projeto CELAB – Confiabilidade de Ensaios Laboratoriais em Biocombustíveis.

O Projeto CELAB, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP tem como missão viabilizar as condições para solicitação de acreditação dos ensaios aplicáveis aos Programas de Avaliação da Conformidade de Biocombustíveis.

Os laboratórios participantes do CELAB receberão capacitação e assistência para que realizem ensaios de forma harmonizada e de acordo com requisitos internacionalmente aceitos, tornando-os aptos a acreditação junto ao INMETRO.

“A acreditação é um mecanismo estratégico para a superação de barreiras técnicas de produtos brasileiros, viabilizando sua exportação e competitividade”, lembra Jackson de Queiroz Malveira, coordenador do Laboratório de Biocombustíveis do NUTEC.

O Projeto contempla a implementação de sistema de gestão laboratorial segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005; métodos de ensaios e rastreabilidade metrológica dos ensaios em biocombustíveis Etanol, Biodiesel e Mistura de Biodieses e Diesel; confiabilidade e incerteza de medição aplicada aos ensaios em biocombustíveis, além de boas práticas para a melhoria contínua da gestão laboratorial.

Também serão desenvolvidas ações de avaliação do desempenho da atividade laboratorial como a participação no Programa Inter-laboratorial com abrangência nos ensaios em biocombustíveis e a realização de Auditoria Laboratorial nas instalações.

O CELAB é executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI, da Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – IBP.