Primeira reunião preparatória para ICID II é realizada na Secitece

23 de dezembro de 2008 - 16:25

Evento será realizado no segundo semestre de 2010 e reunirá 1500 participantes

A primeira reunião preparatória para ICID II – Conferência Internacional sobre Variações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semi-Áridas, foi realizada nesta segunda, 22 de dezembro, na Secitece.

Participaram da reunião o secretário da Secitece, René Barreira; economista Antonio Rocha Magalhães, representante do Banco Mundial; José Roberto de Lima, do Ministério do Meio Ambiente; o reitor da UVA, Antonio Colaço Martins; o presidente da Funcap, Tarcisio Pequeno; o presidente da Funceme, Eduardo Martins e o secretário-executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembléia Legislativa, Eudoro Santana; além de representantes da Secitece, CENTEC, UECE, CONPAM, COGERH, SEMACE, SEPLAG, SDE/PMF e FIEC.

A segunda edição do evento, realizado pela primeira vez há 18 anos, é uma realização do Governo do Estado do Ceará e Governo Federal e acontecerá de 16 a 20 de agosto de 2010, no Centro de Convenções do Ceará. Também estão previstos eventos paralelos no interior do Estado, com visitas à região dos Inhamuns. A expectativa é que o evento reúna 1500 representantes da área ambiental, universidades, pesquisadores e parlamentares.

“A ICID I teve influência na agenda internacional e nacional sobre a questão do desenvolvimento sustentável e das regiões áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas. Está mais claro agora, o vínculo entre desertificação, mudanças climáticas e biodiversidade”, lembra o coordenador do evento, Antônio Rocha Magalhães.

Dentre os resultados positivos decorrentes da ICID I merecem destaque: Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e a Mitigação dos Efeitos das Secas; Projeto Áridas, conscientização para a questão do semi-árido, contribuição para a Bibliografia sobre Semi-Árido no contexto de mudanças climáticas.

Para Antônio Rocha, embora muitos paises, em todos os continentes, tenham elaborado e estejam implementando Planos Nacionais de Combate à Desertificação, o problema da degradação de terras e da desertificação continua sério nessas regiões, pressionado em geral pelo excesso de população e de atividades humanas insustentáveis sob o aspecto ecológico e social.

“A pobreza continua sendo a marca registrada da maioria das regiões semi-áridas, seguramente de todas essas regiões que se localizam em paises em vias de desenvolvimento: a maioria delas. Das três convenções do Rio, a desertificação é q que atrai menos apoio político e menos recursos, sendo conhecida como a convenção dos pobres”, alerta.

Um dos objetivos do evento é produzir uma documentação que possa subsidiar a programação da Rio + 20 no tocante à questão das regiões secas, além de influenciar as políticas públicas, chamando a atenção para a questão concernente às regiões secas do planeta e subsídios para políticas de desenvolvimento sustentável do Nordeste semi-árido brasileiro.

Após a reunião, Antonio Rocha Magalhães e José Roberto de Lima, participaram de audiência com o governador Cid Gomes, acompanhados do secretário René Barreira para discutir a participação do governo estadual no evento.