Ceará terá rede de tecnologia

18 de dezembro de 2008 - 11:00

A proposta cearense, liderada pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec), teve aprovados R$ 1.857.133,00.

O Ceará e a Bahia foram os dois únicos Estados do Nordesteselecionados entre oito do País que vão receber recursos na ChamadaPública para a estruturação da Rede de Extensão Tecnológica do SistemaBrasileiro de Tecnologia (Sibratec). A proposta cearense, liderada pelaFundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec), teve aprovados R$1.857.133,00. Terá foco nos setores de calçados, indústria química eagroindústria. O dinheiro sai de recursos do Ministério da Ciência eTecnologia por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Oministro Sérgio Resende compara o papel do Sibratec a ser desempenhadopelas instituições de pesquisa e tecnologia junto às empresas ao queocorre na Embrapa no setor da agropecuária. Foi capaz de transformar oBrasil numa potência da agroindústria mundial.

A Rede vai atuar com estímulo à demanda por assistênciaespecializada no processo de inovação. Consultores especializadosrealizarão o trabalho de diagnóstico em cada pequena ou média empresaatendida, a propor soluções para os problemas encontrados. Vão orientarna elaboração de projetos a serem apresentados aos institutos depesquisa e informar sobre os diversos instrumentos existentes de apoioao desenvolvimento tecnológico e à inovação.

A secretária-adjunta da Ciência e Tecnologia, Teresa Mota, diz queo projeto do Sibratec terá como executores o Nutec, Instituto Sentir,Indi-Fiec, Embrapa Caprinos e Embrapa Agroindústria Tropical, InstitutoAgropolos, Senai, Cefet-CE, Uece e UFC. A Secitece, Funcap, Sebrae-CE eo BNB são intervenientes e co-financiadores na ação.

Fonte: Vertical S/A – O Povo