Pesquisadores participam de cursos sobre elaboração de projetos

8 de dezembro de 2008 - 11:09

Iniciativa da Secitece irá capacitar 156 pesquisadores das Universidades Estaduais…

Desenvolver mecanismos para facilitar a captação de recursos financeiros através da capacitação para a elaboração de projetos. Com esse objetivo, a Secitece criou o Birô de Projetos, que desde 2007, vem atuando junto às entidades de ensino e pesquisa vinculadas à Secretaria.

Nesse contexto, a Secitece está promovendo o curso “Elaboração de Projetos Científicos e Tecnológicos”, que irá capacitar os pesquisadores das universidades estaduais – UECE, UVA e URCA – para que os projetos de interesse do Estado estejam aptos a concorrer nos editais de lançados pelas instituições de fomento estaduais e federais. As aulas serão ministradas pelo consultor Análio Rodrigues.

Serão duas turmas em cada universidade, cada uma com 26 pesquisadores. Na UECE, o curso foi realizado dias 10 e 11/11 e 20 e 21 de novembro. Na UVA, as aulas ocorrem nos dias 26 e 27 de novembro e 03 e 04/12 e na URCA na primeira semana de dezembro. No total, serão capacitados 156 pesquisadores das instituições estaduais.

O Birô Central de Projetos funciona na sede da Secretaria e é coordenado por Francisco Carvalho, titular da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação – COTEC.
 
“Diversas agências de fomento nacionais e internacionais disponibilizam diversos recursos financeiros para a aplicação em projetos de ciência e tecnologia. No entanto, a grande competitividade para a aprovação de projetos aliada à falta de experiência no tocante à elaboração dos mesmos, põe em desvantagem os estados que apresentem uma ou ambas essas características. Na qualidade de indutora de ciência, tecnologia no Estado do Ceará, a Secitece poderá sanar essa dificuldade apresentada por alguns pesquisadores do estado”, lembra Francisco Carvalho.
 
Além de identificar fontes de financiamento para projetos na área de CT&I, através do acompanhamento e divulgação de editais e chamadas públicas lançadas por instituições de fomento à ciência, tecnologia e inovação e de promover treinamentos, o Birô também acompanha a tramitação dos projetos apresentados nas instituições de fomento e pesquisa local, regional e nacional, divulga os resultados dos projetos aprovados, bem como orienta na elaboração de relatórios parciais e finais enviados às agências de fomento.
 
Para o Secretário René Barreira, bons projetos podem garantir maior fatia na captação do Ceará na disputa com outras regiões do País. Com o Birô, a Secitece espera manter os pesquisadores estimulados a submeterem projetos às fontes de financiamento, bem como possibilitar uma submissão de projetos com maior rapidez e eficácia, gerando um incremento no número de projetos aprovados pelas instituições de fomento, aumentando os recursos financeiros aplicados na área de CT&I no Estado do Ceará.