Novo Conselho de Administração da Funceme toma posse na Secitece

26 de novembro de 2008 - 13:50

Composto por órgãos estaduais e nacionais, o Conselho deve deliberar sobre políticas, programas e projetos da Funceme nos próximos quatro anos

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) empossou dia 29/10, seu novo Conselho de Administração. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), com a presença do secretário René Teixeira Barreira, que preside o Conselho, e do presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.  

O Conselho de Administração da Funceme é composto pelas secretarias estaduais de Recursos Hídricos (SRH), de Planejamento e Gestão (Seplag), de Desenvolvimento Agrário (SDA), das Cidades, além da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Banco do Nordeste (BNB) e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), todos representados na solenidade.

Durante a posse dos 21 membros e suplentes, René Barreira destacou a importância da atuação das diversas entidades representadas no Conselho. “Essa união é necessária para o fortalecimento da Funceme e, conseqüentemente, do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Para o presidente da Funceme, a parceria será fundamental para definir os rumos da entidade dentro da gestão estratégica do Ceará. “Trabalharemos para ampliar nossa base de conhecimento em meio ambiente, recursos hídricos e clima para dar suporte à formulação de políticas públicas e ao planejamento de ações do setor produtivo na convivência com as vulnerabilidades do semi-árido brasileiro”, afirmou Eduardo Martins.

O novo Conselho de Administração da Funceme exercerá mandato de quatro anos e terá poder deliberativo para definir as políticas da Fundação e compatibilizar suas ações com o Plano Estadual de Ciência e Tecnologia do Ceará.

Dentre as competências do Conselho, destacam-se a análise e aprovação do planejamento global, realizado pela Presidência, para execução dos programas e/ou projetos científicos, tecnológicos e administrativos; decisão sobre as propostas de orçamento-programa da Funceme; deliberação sobre aquisição, alienação ou gravame de bens patrimoniais; análise e aprovação da política de pessoal adotada pelo órgão e sugestão de programas e novas áreas de atuação.