Notícias – IEES-UVA e Secretaria do Desenvolvimento Agrário firmam termo de cooperação

24 de junho de 2014 - 00:00

Com objetivo de oficializar um convênio entre a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), beneficiando diretamente a Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários (IEES-UVA), foi realizada reunião, na manhã de 20 de junho, no gabinete da Vice-Reitoria, com representantes das duas instituições. O encontro teve a participação da vice-reitora, professora Izabelle Mont`Alverne Napoleão Albuquerque; do coordenador da IEES, professor Francisco Guedes Barros; do pró-reitor de Planejamento, professor Igor Pimentel Fernandes Vieira e do coordenador de Planejamento e Gestão da SDA, agrônomo Esaú Matos Ribeiro.
Como informou o coordenador da Incubadora da UVA, este processo de cooperação mútua trata-se de um “Protocolo de Articulação Federativa e Sistêmica de Entes Públicas”, gestado no final de 2011 e que agora se materializa com a entrega de veículos, equipamentos e recursos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) repassados à SDA-CE para manutenção dos trabalhos da Incubadora Universitária, enfatizando a economia rural, voltada, sobretudo, à agricultura familiar, questão agrária e desenvolvimento local-territorial sob os pressupostos da economia solidária.
A busca de se realizar um “Protocolo de Articulação Federativa e Sistêmica de Entes Públicos”, iniciando-se com o MTE, através da sua Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), com a SDA e com a UVA, através da Incubadora, efetivou-se a partir de uma viagem técnica do coordenador Francisco Guedes a Brasília em abril de 2012, contando com a materialidade de uma Emenda Parlamentar de autoria do Deputado Federal Eudes Xavier.
“Como motivação do Protocolo, os temas agricultura familiar e economia solidária foram preponderantes”, explicou o professor Guedes, destacando, ainda, que outros temas, contudo, alinham-se como importantes a subsidiar os dois primeiros: ciência e tecnologia, em especial no viés de tecnologia social, municipalismo, territorialização e combate aos efeitos da seca/convivência com o semiárido do Nordeste Brasileiro.
Equipamentos
O coordenador da SDA, Esaú Ribeiro, visitou a Divisão de Material e Patrimônio (DIMAP), no campusBetânia, acompanhado de integrantes da equipe da Incubadora da UVA. Na oportunidade, a diretora Iranir Farias recebeu oficialmente, em caráter de cessão, o primeiro lote constando de um veículo Fiesta/Ford e três aparelhos de ar condicionado para uso específico e exclusivo no funcionamento e trabalhos da IEES, em Sobral e municípios programados.  O segundo lote, a ser recebido nos próximos dias, corresponde a uma camioneta, uma motocicleta, móveis, equipamentos diversos e um triciclo, junto com a construção de uma “Casa do Mel”, equipada, na localidade Águas Belas, em Santana do Acaraú.
Diversos móveis e equipamentos ficarão disponíveis no Centro Cooperativo Popular de Santana do Acaraú, criado por inspiração dos trabalhos da UVA no tocante à Economia Solidária. “Na conformidade da parceria, recursos oriundos da Emenda Parlamentar serão aportados ao Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (IADE), para os fins específicos de garantir a sustentabilidade do atendimento às demandas”, explicou o professor Francisco Guedes.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA

Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271)