Evento trata sobre a formação profissional para o Complexo Indutrial e portuário do Pecém

3 de agosto de 2009 - 09:18

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), promoveu no dia 13 de julho, de 8h30 às 12h30, o Seminário Formação Profissional para os Projetos Estruturantes do Complexo Industrial e Portuário do Pecém: Refinaria, Siderúrgica e Usinas Termoelétricas.

O objetivo foi  identificar as demandas e perfis dos profissionais a serem absorvidos pelos projetos estruturantes, bem como apresentar a atual capacidade de formação profissional do Estado do Ceará e apontar as medidas necessárias à sua ampliação.

O evento reuniu mais de 170 pessoas, entre prefeitos, parlamentares, empresários, dirigentes de instituições de formação profissional, profissionais do setor, professores e estudantes participem do evento, no auditório do Palácio Iracema.

A solenidade de abertura, às 8h30, contou com a presença do vice-Governador do Estado do Ceará, Francisco Pinheiro; do secretário da Ciência e Tecnologia, René Barreira;  do diretor da Adece, Eduardo Diogo, além de representantes das instituições parceiras e dos empreendimentos a serem instalados no Complexo.

Em seguida, representantes dos três empreendimentos apresentaram as demandas e perfis dos profissionais a serem absorvidos pelos projetos estruturantes: Luiza França, Gerente de Relacionamento Externo da Refinaria Premium da Petrobras; Edna Oliveira, Gerente de Recursos Humanos da Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP) e Fábio Santos, Coordenador do Meio Ambiente da Porto do Pecém Geração de Energia S/A.

Os números apresentados pelas três empresas totalizaram em uma  demanda de mão-de-obra qualificada superior a 121 mil profissionais na região de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. Neste número estão incluídos os empregos diretos e indiretos que os empreendimentos deverão gerar durante todo o processo de instalação. E, segundo Eduardo Diogo, diretor de Desenvolvimento Setorial, essas vagas serão priorizadas para a população cearense, para isso esta sendo iniciado um forte trabalho em parceria com o CTTC, Secitece e demais intituições na formação de mão de obra local.

Na oportunidade, o titular da Secitece, René Barreira, apresentou a atual oferta de formação profissional do Estado e as iniciativas coordenadas pela Secretaria para sua ampliação. Para Barreira, a implantação desses projetos vai além do aspecto econômico. “ Para o Estado, será de suma importância a interiorização do acesso ao conhecimento e a geração de emprego e renda, permitindo a inclusão social e promovendo o desenvolvimento econômico sustentável”, diz.

Além do CTTC o O coordenador de Meio Ambiente da Porto do Pecém Geração de Energia S/A, Fábio Santos, diz que para atender a demanda interna foi firmada  parceria com o Senac e CVT (Centro Vocacional Tecnológico) para a realização de 48 cursos, cujos investimentos somam R$ 1,2 milhão.

No evento, também foram mostradas as ações do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) no Ceará pelo gerente da Lubnor e Coordenador do Fórum Regional Prominp no Ceará, Eribaldo Fernandes.

A iniciativa foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IF-CE), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Cariri (Urca), Instituto Centec, Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Universidade de Fortaleza (Unifor).

Mais informações na Coordenadoria de Educação Profissional da Secitece (CEPRO) pelo telefone 85 3101-6411 ou pelo e-mail cepro@sct.ce.gov.br.

CTTC receberá R$ 20 milhões de investimentos

O Governo do Estado já garantiu investimento na ordem de R$ 20 milhões para a instalação do Centro de Treinamento Técnico Corporativo (CTTC) do Pecém, que irá promover a capacitação e a formação de mão de obra básica para atender as demandas da refinaria, siderúrgica e termoeletrica.

Os recursos são oriundos de duas emendas parlamentares, de autoria dos deputados federais Ariosto Holanda e Paulo Henrique Lustosa, no valor de R$ 7 milhões e R$ 7,7 milhões, respectivamente. As emendas já  foram cadastradas no Ministério da Ciência e Tecnologia através do Sistema SICONV. O Governo do Estado entrará ainda com uma contrapartida de R$ 5,3 milhões, totalizando R$ 20 milhões para o projeto.

O CTTC a ser instalado no distrito do Pecém, município de São Gonçalo do Amarante, terá uma área construida total de 9100 m² e uma área projetada total de 16000 m² , com uma capacidade de atender até 20 mil alunos.

Além de capacitar mão de obra, o CTTC prestará serviços técnicos especializados nas áreas de metalurgia, siderurgia, química, petroquímica e afins.

O projeto arquitetônico, elaborado pela empresa Architectus,  contempla as áreas administrativas e de ensino, três laboratórios – Petroquímica, Eletromecânica, Construção Civil, e um auditório com capacidade para 275 pessoas.

O CTTC de acordo com René Barreira, será um dos principais instrumentos para promover a capacitação e a formação de mão-de-obra básica para atender as demandas dos empreendimentos, evitando a importação de recursos humanos de outros estados, acontecido anteriormente em outra época, situação, nos estados vizinhos. ” Nós temos mão-de-obra qualificada, e diminuiremos o processo de êxodo de profissionais qualificados com essa oportunidade no nosso Estado”, assegura o Secretário.