Brasil 20°40°: UFC e Funceme realizam balanço hídrico

2 de janeiro de 2015 - 14:26

Instituições cearenses participam de estudo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República

Partindo de estudos anteriores, como “Economia da mudança do clima no Brasil”, de 2008, que mostrou o grau de influência da mudança do clima na agenda de desenvolvimento do Brasil, a SAE – Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE-PR) iniciou em agosto de 2014 o projeto “Brasil 20°40°: cenários e alternativas para adaptação à mudança do clima”, com objetivo de identificar estratégias de adaptação em setores selecionados e, com base nos custos e benefícios, adaptá-las às condições socioeconômicas locais.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) estão envolvidas no Projeto Brasil 20°40° e trabalham na modelagem hidrológica a partir dos cenários climáticos, tendo como entrega principal o balanço hídrico para o Brasil, a partir de suas 12 Regiões Hidrográficas. As instituições atuam iterativamente com o setor usuário de energia (ONS). A metodologia do trabalho já foi entregue e os primeiros resultados do balanço hídrico começam a ser apresentados.De acordo com a SAE-PR, na segunda quinzena de dezembro, os cenários climáticos regionalizados já foram concluídos e estão publicados e o balanço hídrico foi repassado à equipe de energia. No momento atual, as equipes setoriais já detêm os dados climáticos e avançam na definição de cenários tendenciais. A equipe do Brasil 2040 busca dar consistência a esses trabalhos e também torná-los acessíveis às pastas setoriais.

Estratégias

O Brasil 20°40° terá o principal enfoque de definir estratégias de adaptação, com seus custos e benefícios nos setores de Recursos Hídricos, Energia, Agricultura, Infraestrutura Urbana, Infraestrutura de Transportes, Infraestrutura costeira e Saúde Humana. Serão avaliados os impactos na mudança do clima sobre a produção agropecuária e alocação de terra agricultável em 550 microrregiões do IBGE e as possíveis medidas de adaptação, sempre considerando o período 2010-2040.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FUNCEME