XIV Semana Universitária debate Universidade, Estado e Sociedade

9 de novembro de 2009 - 12:14

“Universidade, Estado e Sociedade” é o tema da XIV SemanaUniversitária da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que está sendorealizado realizada até o próximo dia 13. O deputado estadual, RobertoCláudio Bezerra, presidente da Comissão de Ciências e Tecnologia daAssembléia Legislativa do Estado do Ceará, fará a conferência deabertura do evento. A solenidade de abertura terá inicio às 9 horasdesta segunda-feira (9), no Auditório Central, no Campus do Itaperi. OReitor da Uece, Prof. Francisco de Assis Moura Araripe, preside asolenidade de abertura da Semana.

Ao longo de cinco dias, alunos e professores, tanto da Uece como deoutras universidades e faculdades participam de mesas redondas,oficinas, painéis, mini-cursos, debates, exposições fotográficas eliterárias e mais uma série de outras atividades. Na quinta-feira, 12de novembro, serão lançados coletivamente mais de 25 livros, todoseditados pela EdUECE (editora da Uece), segundo informa a coordenadorada Editora, Profa. Liduína Farias Almeida da Costa, que os autores sãoprofessores pesquisadores da UECE. Na mesma tarde, será lançado o selomemória da Universidade Estadual do Ceará.

Segundo o coordenador geral da semana, vice-reitor da Uece, Prof.Antônio de Oliveira Gomes Neto, disse que a comunidade acadêmica contacom uma semana dedicada ao conhecimento científico, com uma mostra daprodução qualitativa dos professores pesquisadores e dos alunos. Oprof. Gomes enfatizou que a cada ano o número de trabalhos apresentadoscresce.

A XIV Semana Universitária tem como objetivo despertar o espíritocientífico, bem como estimular a capacidade de pesquisa e departicipação de professores e alunos da Uece e demais universidades,alunos da Rede Pública, além do sistema produtivo como um todo, emeventos dessa natureza. A programação da XIV Semana Universitária contacom 13 eventos: XVIII Encontro de Iniciação Científica, XV  Encontro dePesquisadores, XIII Encontro de Monitoria e Iniciação a Docência, XIEncontro de Grupos PET, XI Encontro de Iniciação Artística, V EncontroUniversidade/, VIII Encontro de Comitês de Ética em Pesquisa eBiossegurança, I Encontro de Biblioteca e do Livro, Mostra da Editorada Uece, Mostra da Graduação, Mostra da Extensão, SemanaFranco-Brasileira de Educação Superior, Mostra de Política Estudantil.

A conferência de encerramento do encontro acontecerá no dia 13 denovembro, na qual será proferida pelo Professor Pesquisador, CarlosGuilherme Mota, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e daUniversidade de São Paulo (USP), que versará sobre o tema “Problemas doPensamento Político no Brasil”. Em seguida haverá entrega da premiaçãodos melhores trabalhos apresentados pelos professores e alunos, queserão agraciados com menção honrosa. Os primeiros e segundos colocadosreceberão ainda como prêmio R$ 600,00 e R$ 300,00. Estão inscritos2.505 trabalhos científicos, nas seguintes áreas de conhecimento:Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; CiênciasExatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; eLingüística, Letras e Artes. Este é maior evento científico que Uecepromove anualmente. A Semana Universitária foi criada em 1996.