URCA fecha 2021 com vitória para os servidores e ajuste do PCCV

4 de janeiro de 2022 - 12:22

A mensagem do Governador do Estado do Ceará, para a Assembleia Legislativa, foi aprovada no último dia 23 de dezembro de 2021

Uma conquista histórica dos servidores da Universidade Regional do Cariri (URCA), foi registrada no final deste ano de 2021, com a aprovação do ajuste do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores técnico-administrativos da URCA.

A mensagem do Governador do Estado do Ceará, para a Assembleia Legislativa, foi aprovada no último dia 23 de dezembro de 2021. As melhorias consistem no redimensionamento da tabela vencimental base, com acréscimo de 10%, aumento da Gratificação de Desempenho Técnico-administrativo (GTDA), de 20% para 30%, e no acréscimo de 10% sobre o salário base para os portadores de diploma superior.

“A  conquista é graças à mobilização dos reitores das universidades estaduais, aprovação do Governador do Estado e da AL e mobilização dos servidores, que merecidamente têm o reconhecimento”, afirma o vice-reitor da URCA, Carlos Kleber de Oliveira.

O reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, destaca que o PCCV dos servidores técnico-administrativos das universidades estaduais vem de uma longa negociação objetivando sua atualização valorizando este segmento tão importante nessas instituições de ensino superior. “Os níveis de salários e vencimentos desta categoria até então eram os mais baixos das universidades estaduais nordestinas, gerando desestímulo. Desde o Governo Cid Gomes as negociações vinham sendo conduzidas de modo coletivo com o Sindicato dos Servidores das três instituições, tendo seus altos e baixos a cada rodada”, lembra.

As negociações com os servidores foram retomadas pelo Governador Camilo Santana, juntamente com o então secretário Inácio Arruda (SECITECE), incluindo a participação dos reitores da URCA, UECE e UVA. Conforme o Professor Lima Júnior, a conquista adquiriu concretude pela autorização de mensagem à Assembleia Legislativa do Ceará e sua aprovação no último dia 23 de dezembro e ressalta o importante papel da URCA nas mobilizações e diálogos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Urca