Instituto CENTEC firma convênio com ATN

20 de novembro de 2009 - 09:01

A Associação Telecentros de Informação e Negócios (ATN), que agrega 1.250 unidades no país, quer ampliar a base atual de 35 filiados no Ceará. Para isso, firmou acordo de cooperação nesta terça-feira com o Instituto CENTEC, organização social com sede em Fortaleza que gerencia uma rede de 33 Centros Vocacionais Tecnológicos, quatro Centros Vocacionais Técnicos (CVTec) e duas Faculdades de Tecnologia (Fatec).

O diretor geral da ATN, José Avando Sales, informou que no primeiro trimestre de 2010 vai iniciar no Brasil, pelo Ceará, os cursos da Academia Global de Telecentros da Telecenter.Org, organização baseada na Índia que pretende capacitar 1 milhão de gestores, operadores e instrutores de telecentros no mundo até a 2015. Segundo ele, os concludentes dos cursos receberão a certificação de uma universidade internacional que terá também o logo do Instituto CENTEC.

A assinatura do convênio com o presidente do Centec, Samuel Brasileiro, se deu na audiência pública na Assembléia Legislativa alusiva ao Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, proposta e dirigida pelo deputado Roberto Cláudio, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia. Na ocasião, Avando Sales divulgou a edição 2009 do Prêmio Telecentros Brasil, que este ano vai homenagear o deputado Ariosto Holanda (PSB-CE) pela criação do projeto Centro Vocacional Tecnológico (CVT) no Ceará.

O prêmio será entregue em Brasília entre os dias 14 a 17 de dezembro, a depender da agenda do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende. Concorrem projetos nas categorias Personalidade do ano em inclusão digital, Orientação e capacitação, Produtos e serviços, Alfabetização digital e Melhores práticas. Conforme Avando Sales, o diretor administrativo financeiro do CENTEC, Cláudio Montenegro, participa da Comissão Julgadora do Prêmio, por ter sido a pessoa que inaugurou em 2001 o primeiro Telecentro do país em Mucambinho, Teresina, no Piauí.

Os telecentros surgiram como um programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, hoje congregados na ANT, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Também participou da audiência pública o diretor administrativo financeiro da ATN, José Rincon Ferreira. Segundo Avando Sales, a ANT vai procurar difundir o conceito de CVT em fóruns internacionais de que participa na América Latina, Caribe e Filipinas.

Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) hoje são um programa do Ministério da Ciência e Tecnologia surgido no Ceará e disseminado no País. Durante a entrega do prêmio, conforme Rincon, Ariosto Holanda vai reverenciar a memória do sociólogo Betinho por ter sido ele quem reuniu em 1994 os então ministros da Ciência e Tecnologia, Israel Vargas e do Trabalho, Walter Barelli, com Tasso Jereissati, na época candidato ao governo do Ceará, que se comprometeu a implantar o programa de CVTs, se eleito.

O projeto CVT já despertou interesse de países africanos como Guiné Bissau e Moçambique. O Prêmio é promovido pela ANT, Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério das Minas e Energia, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UNB e Sebrae Nacional. Rincon defende o modelo do CVT como linha a ser seguida na política de capacitação da população, especialmente para a redução do analfabetismo digital que atinge 85 milhões de brasileiros. Ele destaca que o CVT tem outra dimensão em comparação com os telecentros, uma vez que envolve a cooperação com outros entes e aspectos de promoção da inovação com cursos profissionalizantes, laboratórios de física, química e biologia, além do de informática e apoio a projetos de financiamento em bancos de desenvolvimento.

O Instituto CENTEC excuta um programa de inclusão digital com oito garagens digitais, com modelo pedagógico da Fundação Abrinq pelos Direitos das Crianças e Adolescentes e sete Centros Digitais do Ceará (CDC) apoiados pela Secretaria da Ciência e Tecnologia. Os CDC dão cursos informática básica nos municípios de menor IDH do Estado, com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop).

Fonte:www.centec.org.br