Jovens do projeto Corredores Digitais participam do seminário “Economia Criativa e TI”

9 de agosto de 2010 - 15:52

O evento de dois dias constatou o grau de percepção dos jovens sobre a Economia Criativa, principal referencial teórico do projeto

Dezesseis jovens integrantes do projeto Corredores Digitais, estiveram em Fortaleza para participar do “Seminário Economia Criativa e Tecnologia da Informação -TI”, nos dias  nos dias 06 e 07 de agosto. O evento foi promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, e ocorreu na sede da Secitece.

Os jovens selecionados para participar do evento são os responsáveis pelas empresas incubadas de melhor desempenho no projeto, que contempla dez municípios: Fortaleza, Maracanaú, Aracoiaba, Aracati, Sobral, Tauá, Quixadá, Jaguaribe, Iguatu e Juazeiro do Norte.

No seminário, foram transmitidas noções de Economia Criativa e sua inter-relação com a cultura e a TI. Os facilitadores foram Johnson Sales, agente de cultura da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), e Robson Siqueira, professor de TI do IFCE de Maracanaú. Além de exposição teórica, os facilitadores também utilizaram como recursos dinâmica e oficina de produção nas áreas de multimídia, jogos e animação.

De acordo com Rafael Silva, administrador de empresas e novo coordenador do Corredores Digitais, o objetivo do seminário foi “constatar o grau de percepção dos jovens sobre a Economia Criativa, principal referencial teórico do projeto”. Ele afirma que o evento serviu ainda para avaliar se o planejamento estratégico feito pelos jovens para as empresas, está sendo executado plenamente. As empresas estão no terceiro mês da fase de incubação, que tem um período total de 12 meses.

Rafael explica ainda que mais seminários serão realizados nos outros municípios contemplados com o projeto, como forma de atender a todos os jovens envolvidos e suas empresas incubadas.

Empresas incubadas na Feira do Empreendedor

Durante o período em que estiveram em Fortaleza, os jovens do projeto Corredores Digitais puderam apresentar seus negócios e serviços na Feira do Empreendedor, realizada de 04 a 07 de agosto, no Centro de Convenções. No evento, conheceram o trabalho de outras empresas e fizeram contatos profissionais.

O Projeto

O projeto Corredores Digitais visa estimular o desenvolvimento do Estado, gerando oportunidades de criação de negócios em TIC por estudantes que tenham concluído ensino médio, preferencialmente, em escolas públicas, através do empreendedorismo inovador.

Para isso, oferece capacitação em gestão empresarial e apoio à criação e consolidação de empresas inovadoras, via mecanismo de incubadoras na área de TIC. O processo de formação dos jovens empreendedores compreende duas grandes fases: pré-incubação e incubação.

O projeto tem agora um novo coordenador, Rafael Silva, que é administrador de empresas e cursa mestrado em Administração pela Unifor. Possui experiência em consultoria e em planejamento estratégico, tendo sido consultor internacional para o mercado africano.