UVA participa de Curso de Estruturação de Núcleos de Inovação Tecnológica

6 de abril de 2009 - 09:31

A UVA foi a única Universidade cearense a participar do evento, realizado de 16 a 19 de março, em Campina Grande, na Paraíba. Os professores Flávio Pinheiro e Eneas Reis representaram a Universidade.

Promovido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Curso de Estruturação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) teve como principais objetivos oferecer capacitação introdutória em institucionalização de NITs, estruturação de programas e atividades para os NITs, gestão da propriedade intelectual e comercialização de tecnologias, para profissionais de instituições públicas ou privadas.

“Os NITs são órgãos de proteção dos direitos autorais muito importantes para os pesquisadores, para que suas invenções sejam protegidas. Eles servem como intermediários, como pontes, entre as universidades e as empresas”, explica o professor Flávio Pinheiro, ressaltando, ainda, a importância da participação da UVA no evento.

“Esse encontro serviu para darmos o pontapé inicial na criação do NIT na nossa Universidade. Para nós, ele foi muito importante, pelo fato de a maioria das universidades não terem, ainda, seus NITs estruturados. A UVA estaria, digamos, assim, inovando no Interior, com a criação do NIT”, afirma.

O Núcleo de Inovação Tecnológica da UVA, que será coordenado pelo professor Flávio Pinheiro, está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e trabalhará juntamente com o Birô de Projetos da Universidade, coordenado pelo professor Eneas Reis.