O desafio de garantir aulas remotas para todos os estudantes de graduação

29 de junho de 2020 - 17:38

Reunião com representantes de setores de TI discute alternativas para o retorno às aulas, através do ensino remoto, contemplando todos os estudantes

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, reuniu na manhã desta segunda-feira (29/06), representantes dos setores de Tecnologia da Informação (TI) da Secitece, da Uece, do IFCE e da Brisanet. Eles discutiram alternativas para o retorno as aulas na educação superior, através do ensino remoto, beneficiando todos os estudantes de graduação.

À volta as aulas ainda não tem data marcada, mas a preocupação é como esse processo vai acontecer de forma a beneficiar todos os estudantes de graduação, tanto da zona urbana, quanto os que se encontram na zona rural, onde o sinal de internet é mais difícil. “É preciso encontrar uma solução que contemple a todos”, disse o secretário Inácio Arruda, informando que o Ceará conta com 88 Instituições de Ensino Superior (IES), instaladas em 101 municípios. São três Universidades Públicas Estaduais (UECE, URCA e UVA), três Universidades Públicas Federais (UFC, UNILAB, UFCA), uma Universidade Particular, 15 Centros Universitários, seis Faculdades e 39 Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), totalizando 306.000 estudantes de graduação matriculados.

Durante a reunião, várias ideias foram discutidas, como a do diretor da Brisanet, Roberto Nogueira, que falou da necessidade de fazer um mapeamento do sinal da internet em todos os municípios cearenses. O professor Wally Mendonça de Menezes, do Instituo Federal de Educação (IFCE), destacou o trabalhando que a instituição já vem realizando, com projeto de conectividade 4G e distribuição de 20 mil chips.

Em todas as sugestões, o foco é a realização de um projeto que alcance as regiões mais remotas, beneficiando os estudantes mais carentes. O secretário Inácio Arruda sugeriu um trabalho conjunto com a Brisanet, a Uece e o IFCE, compartilhando a produção de software e de ideias para estabelecer a conectividade, estendendo também os benefícios para as escolas profissionalizantes.