Universidade do Trabalho Digital (UTD) abre suas portas em agosto

21 de julho de 2010 - 09:37

A Solenidade de Instalação do equipamento, que funcionará no prédio do Cine São Luiz, acontece nesta sexta-feira (16/07), no Palácio Iracema

A Universidade do Trabalho Digital (UTD), iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), abrirá suas portas em agosto, no prédio do Cine São Luiz, localizado na Praça do Ferreira, no centro da Fortaleza. A Solenidade de Instalação da UTD será próxima sexta-feira (16/07), às 10 horas, no Palácio Iracema (Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz).

Até o final deste ano, mais de 800 pessoas deverão receber formação gratuita na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), foco principal da UTD. Para tanto, a Secitece já investiu R$ 4,1 milhões para formação, compra de equipamentos e mobiliário. “Além de oferecer à população a oportunidade de educação profissional especializada, a iniciativa contribuirá para a requalificação do centro da cidade”, frisa René Barreira, secretário da Secitece.

As ações serão executadas pelo Instituto Centec – que será responsável pela execução de 30% dos projetos de empreendedorismo, através de convênio firmado com a Secitece – e por instituições públicas e privadas de ensino profissional e superior, qualificadas como de excelência na área de TIC. Elas serão responsáveis pelos 70% dos projetos restantes, sendo selecionadas pelo Centec por meio de edital, com previsão de lançamento ainda este mês. “A ideia não é focar apenas em uma instituição. Para tanto, haverá limite máximo de cursos a serem ministrados por cada selecionada”, afirma Raimir Holanda, coordenador de Inclusão Digital da Secitece.

De acordo com Raimir, a UTD deverá transpor os limites do centro da cidade. “A ideia de interiorização das ações é uma meta da Secitece. Utilizando os equipamentos do Cinturão Digital e do Centro de Educação a Distância, que está sendo construído em Sobral, queremos levar os cursos ofertados pela UTD ao interior do Ceará, atráves das ferramentas de educação a distância”.

Cursos da UTD já começam a receber inscrições

Os cursos ofertados pela UTD começam a receber inscrições de 12 a 19 de julho. São gratuitos e de formação especializada, sob a coordenação do Instituto Centec. PHP avançado, Linux avançado, Java avançado, Design Gráfico, Suporte e banco de dados, Conectividade e Segurança da Informação, e Design de jogos são os cursos disponíveis, que somam 325 vagas, divididas entre alunos de Instituições de Ensino Superior (65 vagas), alunos ou egressos do programa E-jovem e alunos das Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEP (260 vagas).

Doze professores com nível superior já estão sendo selecionados neste primeiro momento pelo Centec. As aulas serão ministradas no 10º, 11º e 12º andares do prédio do Cine São Luiz. As inscrições para os cursos poderão ser feitas no Centro de Formação de Instrutores (CFI), situado à rua Silva Jardim, 515 – José Bonifácio, ou no E-jovem, na Rua Padre Francisco Pinto, 114 (3º andar) – Benfica. Mais informações pelo telefone 3253-5997.

Trabalhadores do centro também serão qualificados

Uma parceria entre a Secitece com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) irá viabilizar a capacitação dos comerciários do centro da cidade. A ideia é oferecer cursos básicos de iniciação digital. “A CDL funcionará como articuladora entre os empresários, incentivando-os a demandarem os trabalhadores para os cursos”, explica Raimir Holanda. Os cursos de iniciação digital serão ministrados na própria UTD e em dois laboratórios da sede da CDL, que também está localizada no centro.