Secitece participa da apresentação da Mensagem Governamental de 2026 na Alece

3 de fevereiro de 2026 - 13:11


Secretária Sandra Monteiro acompanhou a abertura dos trabalhos legislativos, que trouxe balanço das ações do Governo do Ceará em 2025

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) participou, nesta segunda-feira (2), da cerimônia de apresentação da Mensagem Governamental de 2026, realizada na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A solenidade ocorreu no Plenário 13 de Maio e deu início à 4ª sessão legislativa da 31ª legislatura, com pronunciamento do governador Elmano de Freitas. Em sua fala, o chefe do Executivo estadual destacou resultados, avanços e prioridades da gestão.

A pasta foi representada pela secretária titular, Sandra Monteiro, no evento que marcou a abertura oficial dos trabalhos do Parlamento estadual em 2026 e mostrou um balanço das ações executadas pelo Governo do Estado ao longo de 2025.

Na Mensagem Governamental, o Sistema Secitece, composto pela Secitece e suas vinculadas Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (Urca), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), está contemplado em programas estratégicos do Governo do Estado. Além disso, a Secitece mantém os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), que contribuem com a qualificação profissional dos cearenses.

Ações do Sistema Secitece

As entregas da Secitece e suas vinculadas envolveram programas como Ceará Científico e Tecnológico (221), Inova Ceará (222), Qualifica Ceará: Educação Profissional para o Mundo do Trabalho (232), Desenvolvimento Integral da Educação Superior (241) e Prospecção de Oportunidades, Fortalecimento de Parcerias Internacionais e Atração de Investimento Estrangeiro (253).

Nas ações de 2025 descritas no documento, destaque para a realização de mais de 35,6 mil serviços tecnológicos pelo Nutec; a manutenção e modernização de laboratórios estratégicos e a estruturação de unidades científicas nas universidades estaduais. A Feira do Conhecimento chegou à sua 9ª edição reunindo mais de 25 mil visitantes, enquanto programas como o Ciência Itinerante levaram atividades interativas a diferentes regiões do estado, aproximando a ciência da população.

No campo da inovação e do empreendedorismo, foram apoiadas mais de 330 empresas em 27 municípios, com destaque para o edital Centelha 3, que registrou 1.139 inscrições, o maior volume do Nordeste. Programas como Corredores Digitais e CriarCE capacitaram milhares de pessoas, apoiaram centenas de startups e promoveram eventos de conexão com o mercado, a exemplo da iniciativa “Conexão & Capital”, que gerou expectativa de mais de R$ 100 milhões em investimentos. A atuação da Funcap também se destacou com a concessão de bolsas, subvenções econômicas e avanços na maturidade tecnológica de projetos empresariais.

Na área de formação e inclusão produtiva, o Sistema Secitece ampliou oportunidades para jovens e adultos em todas as regiões do estado. Foram mais de 30 mil certificações em cursos de Formação Inicial e Continuada, com taxa de conclusão de 90%, além da concessão de milhares de bolsas para jovens em situação de vulnerabilidade social. As ações envolveram cursos técnicos, profissionalizantes e tecnológicos, estágios, entrega de kits de trabalho e outras ações.

Durante a cerimônia, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), saudou o governador, a vice-governadora Jade Romero, os parlamentares, secretários de Estado, autoridades e servidores. Na ocasião, o presidente da Casa reafirmou a parceria entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo como prioridade para o ano de 2026.