Cientista Chefe iniciará projeto na Secitece voltado ao fortalecimento do sistema de CT&I do Ceará

30 de janeiro de 2026 - 08:39


As ações deverão integrar o ecossistema e aproximar academia e gestão pública

Com foco em tornar o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ceará mais integrado, eficiente e conectado às demandas da sociedade, a Secitece realizou, na quarta-feira (28), reunião de planejamento do projeto “Ações Estruturantes para o Sistema de CT&I do Ceará”, no âmbito do programa Cientista Chefe. A iniciativa deverá estabelecer caminhos para qualificar a governança, ampliar parcerias estratégicas e fortalecer ambientes de inovação, contribuindo para o desenvolvimento territorial e aprimoramento das políticas públicas no estado.

O encontro contou com a participação de pesquisadores do programa, liderados pelo cientista chefe de Ciência e Tecnologia, Henry Campos, além da secretária da Secitece, Sandra Monteiro, e da coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da pasta, Sarah Monteiro.

De acordo com Henry Campos, o projeto reunirá cinco ações estratégicas que compartilharão um objetivo comum: integrar e dinamizar o ecossistema de CT&I do Ceará, fortalecendo a conexão entre meio acadêmico e gestão pública, em consonância com o Objetivo Específico 221.4 do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027: “aproximar o meio acadêmico e a gestão pública, identificando soluções de Ciência, Tecnologia e Inovação que podem ser implantadas para a melhoria dos serviços públicos”.

Entre as ações previstas estão o credenciamento de entidades privadas como Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Empresas de Base Tecnológica (EBTs); a estruturação do Birô de Projetos da Secitece; a dinamização do Centro de Inovação Cadeia Criativa de Sobral, a criação do Ceará Inova Conecta, ambiente voltado a conexões estratégicas do ecossistema de inovação; e o apoio ao Geopark Araripe Mundial da Unesco, com foco no Museu de Paleontologia do Cariri.

As iniciativas vão abranger desde a criação de procedimentos padronizados para parcerias e acesso a instrumentos de fomento até o fortalecimento de ambientes de inovação, inovação aberta, desenvolvimento territorial, educação científica e valorização do patrimônio geológico e cultural do Estado.

“Ao integrar ações, aproximar a academia da gestão pública e articular diferentes atores do ecossistema, estamos criando condições mais sólidas para que a ciência gere soluções para o desenvolvimento do estado e melhore nossas entregas. O programa Cientista Chefe tem papel fundamental nesse processo, ao levar o conhecimento científico para dentro da gestão pública e fortalecer nossa capacidade de planejar, executar e inovar”, destacou a secretária da Secitece, Sandra Monteiro.

Sobre o Cientista Chefe

O programa Cientista Chefe, iniciativa do Governo do Ceará gerida pela Funcap, vinculada à Secitece, integra pesquisadores seniores diretamente às secretarias e órgãos públicos, com o objetivo de utilizar ciência, tecnologia e inovação na formulação de soluções mais eficientes para a gestão pública e para a melhoria da qualidade de vida da população cearense.