Secitece e ZPE discutem possibilidades de cooperação em projetos de CT&I
8 de janeiro de 2026 - 15:47

Liderada pelo MCTI, comitiva da Secretaria visitou as instalações do Complexo do Pecém
Uma comitiva da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) esteve no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante, nesta quarta-feira (7). A visita foi liderada pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, acompanhado do presidente da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), Fábio Feijó, que recebeu a todos e apresentou a trajetória e os planos futuros da ZPE, com destaque para o desenvolvimento do Setor 2.
Durante a agenda, os representantes conheceram não apenas a infraestrutura da ZPE, mas também as instalações da siderúrgica instalada no Setor 1, empreendimento estratégico para a economia cearense e para o fortalecimento da cadeia industrial ligada ao aço por meio da ArcellorMittal. Representantes do iRede também estiveram presentes.






Um dos pontos vistos na visita foi a articulação da Secitece para aproximar seus programas e iniciativas ao Complexo do Pecém, ampliando possibilidades de cooperação e inovação.
Entre os programas destacados pela Secitece estão o Corredores Digitais, a Universidade do Trabalho Digital (UTD) e o apoio às universidades estaduais, que podem se tornar parceiras em projetos voltados para ciência, tecnologia e inovação aplicadas ao desenvolvimento industrial e social do Ceará.

Segundo a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Adeline Lobão, a presença no Pecém reforça o compromisso da pasta em levar a produção científica e tecnológica do estado para ambientes estratégicos, como a ZPE.