Secitece e programa Cientista Chefe alinham revisão do Plano Estadual de CT&I 2018-2026
29 de agosto de 2025 - 13:39
Documento visa favorecer a convergência das ações do ecossistema com o Planejamento Plurianual (PPA) do Governo do Ceará
Nesta semana, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, recebeu em seu gabinete o professor Henry Campos, cientista chefe de Ciência e Tecnologia, e outros pesquisadores vinculados ao programa Cientista Chefe que atuam na Secretaria. O encontro teve como pauta central a revisão abrangente do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que orienta as ações do setor até 2026.
O documento, em fase de elaboração, visa favorecer a convergência das ações do ecossistema de CT&I com o Planejamento Plurianual (PPA) do Governo do Ceará 2024-2027, identificando oportunidades para o atendimento às metas previstas no PPA.
“Essa revisão abrangente aponta caminhos, indica fontes de recursos disponíveis e dá um direcionamento de como podemos avançar ainda com o nosso plano, consolidando a CT&I como política de Estado. Levamos em consideração os resultados das Conferências de CT&I, além das diretrizes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)”, explica o professor Henry Campos.
Durante a reunião, foram discutidas contribuições estratégicas dos pesquisadores do programa Cientista Chefe, que reforçam a importância do diálogo entre a academia e a gestão pública para o fortalecimento das políticas do setor no Ceará.
Criado pelo Governo do Estado, por meio da Secitece, e executado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o programa Cientista Chefe é uma iniciativa pioneira, que conecta pesquisadores sêniores às secretarias e órgãos estratégicos do Estado, permitindo a construção de soluções para os principais desafios da gestão pública e ampliando a efetividade das políticas estaduais.