Gestão da Uece é reconduzida com reconhecimento institucional e compromisso com a Educação Superior
7 de fevereiro de 2025 - 11:11 ##uece #Educação #Educação Superior
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início ao seu 15º reitorado com a recondução dos professores Hidelbrando dos Santos Soares e Dárcio Ítalo Alves Teixeira aos cargos de reitor e vice-reitor, respectivamente. A cerimônia de posse ocorreu na quarta-feira (5), no Auditório Central do campus Itaperi, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Uece no YouTube. Os docentes, que estiveram à frente da instituição entre janeiro de 2021 e janeiro de 2025, foram reeleitos para mais um mandato (2025-2029) por meio de um processo eleitoral inédito na Uece, que contou, pela primeira vez, com chapa única. A nomeação foi oficializada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 13 de janeiro de 2025.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades acadêmicas e institucionais. Na mesa principal, estavam os gestores reconduzidos; a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; os ex-reitores da Uece, Cláudio Régis Quixadá, Jackson Sampaio e Josete Sales; o reitor do IFCE, Wally Menezes; a reitora da UVA, Izabelle Mont’alverne; a vice-reitora no exercício da Reitoria da UFC, Diana Azevedo; a vice-reitora da Urca, Maria do Socorro Lopes; além da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e decana da Uece, Lúcia Duarte, que representou os diretores de centros, faculdades e institutos.
O auditório lotado reuniu professores, servidores, estudantes, amigos e familiares dos gestores, como a mãe do reitor, D. Carminha, sua esposa Clézia Leite, filhos, irmãos e afilhado, assim como a esposa do vice-reitor, Elizabeth Saraiva, acompanhada de sua filha Maria, irmã e cunhado.
Diante do público presente, o ato de recondução foi formalizado. Após a assinatura do livro de posse, o professor Hidelbrando Soares recebeu as tradicionais insígnias acadêmicas — borla e murça brancas — das mãos da ex-reitora Josete Sales e da decana Lúcia Duarte. A murça branca representa todas as áreas do conhecimento e simboliza a união dos saberes na figura da maior autoridade universitária, enquanto a borla branca reforça a soma do conhecimento humano. Na sequência, o vice-reitor Dárcio Teixeira recebeu do reitor a borla verde, que simboliza o poder temporal do cargo de vice-reitor. Com o encerramento do ato solene, ambos foram calorosamente aplaudidos pelo público e cumprimentados pela mesa de autoridades.
Emocionados, os professores Hidelbrando e Dárcio discursaram e agradeceram à comunidade acadêmica pela confiança para mais quatro anos de gestão. O vice-reitor destacou o apoio da família: “A minha família é meu alicerce, que me acompanha com amor, paciência e incentivo incondicional. Sem vocês, cada conquista teria um brilho menor e cada desafio seria ainda mais árduo”.
Já o reitor reafirmou o compromisso com a universidade e os desafios do próximo quadriênio: “Ser reconduzido a esta função por mais quatro anos é uma honra que carrego com humildade e compromisso. É a certeza de que estamos no caminho certo, mas também o reconhecimento de que há muito ainda por fazer. Os desafios são grandes, mas a vontade de trabalhar e o compromisso com a nossa universidade são ainda maiores”.
A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, parabenizou os gestores e destacou a relevância da Uece para o fortalecimento da educação superior no estado. “Parabenizo a primeira gestão, parabenizo a reeleição, que tem muito a ver com o sucesso obtido e com a compreensão da comunidade de que foi possível realizar um trabalho de excelência, que agora será continuado. A expansão da educação superior é imprescindível para os projetos que se articulam com as demandas da sociedade e com áreas estratégicas do Ceará. A Uece tem se consolidado como referência nacional e esse reconhecimento é fruto do esforço da comunidade acadêmica e de sua gestão. Desejo um novo ciclo de grande êxito”, ressaltou.
A cerimônia foi enriquecida pela apresentação musical de Marcílio Lima (teclado), Samuel Sampaio (acordeom) e William Ciríaco (saxofone) e contou ainda com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade ao público presente e aos espectadores da transmissão online.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Uece