Governador homologa acordo trabalhista com docentes das IES estaduais
24 de dezembro de 2024 - 11:50
Assinatura ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza
Nesta segunda-feira (23), o governador Elmano de Freitas homologou um acordo firmado entre docentes das universidades estaduais (Uece, Urca e UVA) e o Estado do Ceará. A assinatura ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e contou com as presenças da secretária em exercício da Secitece, Adeline Lobão; do coordenador da Educação Superior da Secitece, Cândido B.C. Neto; e do reitor da Uece, Hidelbrando Soares.
Participaram, também, desembargadores do Tribulnal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT) e procuradores da Procuradoria Geral do Estado (PGE), além de representantes do Sindicato dos Docentes do Ensino Superior Público do Estado do Ceará (Sindesp).
Na prática, a assinatura põe fim a um entrave trabalhista, iniciado na década de 90. “O ato desta segunda-feira reafirma o compromisso do Governo do Ceará com a Educação Superior e caracteriza uma reparação histórica com quem realiza o exercício da docência em nossas universidades”, destacou a secretária Adeline Lobão.
Segundo o coordenador Cândido B.C. Neto, que acompanhou de perto as discussões, a homologação do governador finda, com êxito, as tratativas. “É importante ressaltar, ainda, o esforço significativo do TRT e da PGE, que trabalharam em prol de uma decisão justa para todos e todas”, complementou.