Secitece marca presença na retomada da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
24 de julho de 2024 - 16:51 #cncti
Evento acontece de 30/07 a 1/08 em Brasília com presença do presidente Lula
A Secitece participará da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que ocorrerá entre os dias 30 de julho e 1º de agosto em Brasília, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
O evento, que contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marca também o lançamento do primeiro plano nacional sobre inteligência artificial (IA), um dos principais tópicos de discussão, reunindo representantes do governo, sociedade civil e instituições científicas para debater novas políticas relacionadas à IA.
A comitiva cearense será capitaneada pela titular da Secitece, Sandra Monteiro e contará com a participação da secretária executiva de PGI, Adeline Lobão, da coordenadora de Inovação e Empreendedorismo, Sarah Monteiro e do coordenador da Educação Superior BC Neto participarão ativamente dos debates e discussões durante o evento.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o secretário-geral da conferência, Sérgio Rezende, liderarão as discussões sobre a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será implementada até 2030.
Ao todo, a conferência contará com mais de 50 sessões de debates e sete plenárias, distribuídas em nove agendas simultâneas diárias no Centro de Convenções Brasil 21. O evento, que já teve todas as suas vagas presenciais esgotadas, espera receber até 1.800 participantes por dia, refletindo a grande expectativa e interesse gerados pelo retorno da conferência, 14 anos após a última edição.
Além da IA, outros temas de destaque incluem mudanças climáticas, transição energética, tecnologias assistivas, financiamento da ciência e políticas de apoio à inovação nas empresas. A diversidade de assuntos e a participação de mais de 320 palestrantes de diferentes áreas e regiões do país prometem enriquecer as discussões, trazendo uma multiplicidade de visões, experiências e proposições.
Entre os participantes, destacam-se os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Nísia Trindade (Saúde), Camilo Santana (Educação) e Esther Dweck (Gestão e Inovação), que contribuirão com suas perspectivas em diversas mesas de debate.
A CNCTI promete ser um marco na definição das diretrizes futuras para o setor no Brasil. “A presença da Secitece reafirma o compromisso do Ceará com o avanço da ciência, tecnologia e inovação. Teremos a oportunidade de compartilhar as iniciativas cearenses, trocar conhecimentos e discutir políticas públicas que possam ser implementadas para fortalecer o ecossistema de inovação no estado”, afirma Sandra Monteiro.
Conferências preparatórias
Desde março, o Ceará se prepara para participar de forma ativa na Conferência Nacional. A Conferência Estadual do Ceará contou com quatro etapas regionais, com participação de mais de 3 mil pessoas e 361 ações propostas.
O documento com a contribuição cearense para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação foi apresentado durante a Conferência Regional Nordeste, realizada em maio, em Recife. Na Regional, a delegação cearense foi formada por servidores da Secitece, reitores das universidades públicas estaduais, estudantes, pesquisadores e representantes da sociedade civil organizada.
Os nove estados do Nordeste (Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia) participaram ativamente de diversos debates sobre programas e planos para a formatação de uma nova Estratégia Nacional de CT&I. Ao final do evento, uma grande plenária reuniu as representações nordestinas em torno de assuntos urgentes para o País. O documento será apresentado na Conferência Nacional, dia 30/07, às 16h15, na mesa “Reuniões regionais: como integrar um Brasil de oportunidades e desafios”.