Ceará amplia oferta de educação superior na área de saúde

23 de julho de 2024 - 15:31 # # #

Região do Maciço de Baturité receberá novos cursos da Unilab para atender demanda do Hospital Regional

Um esforço conjunto e integrado entre os governos estadual e federal irá garantir a formação dos recursos humanos que irão atuar no futuro Hospital Regional do Maciço de Baturité, equipamento que está sendo construído pelo Governo do Ceará e que atenderá a população de 13 municípios da região.

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, reuniu-se na tarde desta segunda, 22/07, com o reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Roque Albuquerque, para tratar do assunto. Em pauta: a combinação de esforços para elaboração da oferta de cursos na área de saúde visando atender à formação de profissionais para atender a demanda do Hospital Regional.

A aula inaugural da primeira turma do Curso de Medicina da Unilab, primeiro a ser ofertado na região está prevista para agosto de 2024 para 46 alunos, 34 de ampla concorrência e 12 estudantes internacionais, oriundos dos países de língua portuguesa, especialmente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste.

“Já estamos formando profissionais de Enfermagem e Farmácia no Campus de Redenção e iniciaremos agora o curso de Medicina em Baturité. A proposta para ser levada para o ICS e outros institutos da universidade internacional a abertura 1800 vagas para as seguintes áreas: cursos como Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia”, destaca o reitor da Unilab.

Para a secretária Sandra Monteiro, “esse esforço coordenado entre os governos federal e estadual tem trazido grandes avanços para o Ceará. Temos buscado trabalhar de forma integrada para oferecer uma educação superior e profissional de qualidade e que atenda às reais necessidades da nossa população”.

Sobre o Hospital Regional do Maciço de Baturité

Além do atendimento de saúde emergencial e eletivo, o Hospital prestará serviços de ensino e pesquisa, incluindo internato para os alunos de graduação da área de saúde, residência médica e multiprofissional, e o desenvolvimento de pesquisas de interesse da saúde pública.

O equipamento contará com auditório para 200 pessoas, alojamento para residentes e internos e 5 salas de aula. O investimento para a construção da primeira etapa do Hospital é de R$ 109 milhões oriundos do Ministério da Saúde por solicitação da Secretaria Estadual de Saúde.