Confira as vagas e cursos ofertados para a Educação Superior a Distância no Ceará

17 de julho de 2024 - 09:58 # # # #

Ao todo serão 18.430 vagas, número é o maior já ofertado pela UAB no Ceará. Editais serão lançados em breve.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) irá disponibilizar 18.430 novas vagas de educação a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de 25 novos polos de apoio presencial do programa. Esse é o maior número da história da UAB no Ceará. As inscrições serão disponibilizadas mediante vestibular específico para a UAB. Os editais serão lançados em breve, de acordo com o calendário acadêmico de cada uma das universidades participantes.

As vagas são ofertadas por seis instituições já participantes do programa: universidades estaduais Uece (6560 vagas), UVA (3.210 vagas), Urca (1.530 vagas); e as federais IFCE (2.700 vagas), UFCA (2.300 vagas) e Unilab (2.130 vagas).

Cursos

São mais de 11 mil vagas pra gradução, distribuídas em mais de 40 cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológico em áreas como Pedagogia, Gestão Financeira e Administração Pública até cursos voltados para as novas tecnologias como Computação, Tecnologia em Inteligência Artificial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Energias Renováveis, dentre outros.

Já na pós-graduação são 3150 vagas para especialização nas áreas de Gestão Escolar, Ciência, Educação Profissional e Tecnológica e Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão.

Novos polos

Além do aumento no número de vagas, 25 municípios cearenses serão contemplados com novos polos: Acopiara, Aquiraz, Aracati, Assaré, Baturité, Cascavel, Crato, Eusébio, Granja, Horizonte, Itapajé, Juazeiro do Norte, Mombaça, Morada Nova, Nova Russas, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Parambu, Pires Ferreira, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Trairi, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Com esse lançamento, o Ceará passará a contar com 65 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As unidades estão vinculadas e sob supervisão geral da Secitece, em âmbito estadual. Os polos oferecem cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) voltados, principalmente, à formação de professores e agentes públicos.

As novas vagas e os novos polos são resultado do Edital 25/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), que visa ampliar as vagas em cursos do programa UAB no país. O funcionamento dos cursos é realizado a partir de uma parceria entre governos federal, estadual e municipal, envolvendo, ainda, instituições de educação superior públicas, em polos de apoio presencial localizados nas cidades.