Startup cria ecossistema colaborativo que conecta pesquisadores

6 de junho de 2024 - 12:40

A empresa cearense Teia oferece suporte para pesquisas e cientistas

Imagine um ambiente onde os pesquisadores possam se conectar instantaneamente, não apenas para compartilhar dados e ideias, mas também para oferecer apoio emocional e incentivo mútuo. Essa é a visão da Teia Pesquisas, startup cearense que criou uma plataforma online inovadora, projetada especificamente para atender às necessidades únicas da comunidade de pesquisa.

A empresa é uma das startups participantes da jornada Bora Crescer, trilha de aceleração do Programa Corredores Digitais, Hub de Inovação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece).

Além de oferecer recursos e orientações para uma pesquisa eficaz, a plataforma da Teia se dedica a cultivar um ambiente que promova o bem-estar mental dos pesquisadores, por meio de um local virtual que permite a troca de ideias e o suporte emocional para que esses cientistas se sintam acolhidos e compreendidos.

Início da solução

A partir do método Teia, criado em 2023, a startup de Fortaleza desenvolveu a plataforma com objetivo de multiplicar experiências de escuta, interação afetiva e a construção de múltiplas teias de pesquisa mediada. Essa abordagem valoriza a troca de conhecimento técnico e reforça a importância do apoio emocional, promovendo a cultura de empatia e a conexão humana na jornada de pesquisa. O resultado é um ecossistema onde os pesquisadores são apoiados e capacitados para alcançar novos patamares de inovação.

Como funciona

A Teia Pesquisas utiliza o método B2C (termo business-to-consume), processo de venda de produtos e serviços entre empresa e consumidor. O diferencial tecnológico da plataforma facilita experiências de aprendizagem mediadas online, conectando pesquisadores experientes e iniciantes. No mesmo ambiente, é possível contratar revisores, tradutores e designers, que oferecerão apoio durante o processo de pesquisa.

A CEO e fundadora da Teia, Liane Santiago, explica que a ideia da startup surgiu da paixão pela construção e aplicação do conhecimento na relação entre ela com o outro e com o mundo. “Buscamos não apenas simplificar a colaboração, mas também inspirar uma sensação de fluidez e eficiência em cada interação, capacitando pesquisadores de todos os níveis a explorarem seus interesses e contribuírem de forma significativa para o avanço de desafios inerentes ao ambiente acadêmico e científico”.

Novos desafios

Os próximos passos envolvem a formação de mentores Teia, a expansão dos serviços para a graduação e a inauguração da plataforma “Teia Pesquisas: conexões de sentido”, até o mês de julho. Além disso, também será desenvolvida uma métrica de impacto socioambiental da solução proposta, a partir de uma avaliação multicritérios, até janeiro de 2025, com foco em educação de qualidade (ODS 4) na saúde mental do pesquisador.

Sobre o Corredores Digitais

Hub de Inovação do Governo do Ceará realizado pela Secitece, o programa desenvolve negócios do começo à geração de resultados. Apoia empreendedores com startups em várias fases de maturidade, levando conteúdo atualizado, além de possibilitar conexões. Oferece acesso a benefícios, tais como mentorias, vantagens de empresas parceiras, serviços individualizados, capacitação e networking. Com o projeto Futuros Líderes da Inovação, em parceria com a Seduc, o Corredores Digitais também investe no fomento dos próximos agentes de inovação cearenses, por meio da formação de professores do ensino médio, tornando-os aptos a ministrarem uma disciplina de Gestão de Startups nas escolas profissionalizantes do Estado.

Bora Crescer

As startups aceleradas na Jornada Bora Crescer recebem apoio para impulsionar o negócio, aprimorando a estrutura de marketing e vendas e escalando a operação. Para participar da Jornada, é necessário que as startups cumpram alguns pré-requisitos, como: ser uma startup em pré-operação ou operação – ou seja, possuir um mínimo produto viável pronto para ser lançado no mercado ou um produto/serviço com os primeiros clientes; possuir parte dos membros da equipe residentes no Ceará; ser composta por, no mínimo, dois a três sócios com, no mínimo, 18 anos de idade.