Secitece presente na inauguração do Centro Municipal de Educação Profissional em Maracanaú

7 de maio de 2024 - 10:43

Na oportunidade, foi lançada uma extensão da Universidade do Trabalho Digital (UTD) no município

A titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, participou, no último sábado (4), da solenidade de inauguração do Centro Municipal de Educação Profissional Eneida Soares Pessoa, na cidade de Maracanaú. O novo equipamento foi projetado para ser referência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecendo ensino profissionalizante para pessoas que não tiveram oportunidade de receber formação na idade certa.

Na oportunidade, também foi lançada uma extensão da Universidade do Trabalho Digital (UTD), fruto de parceria com a Secitece, que proporcionará formação gratuita na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Serão ofertados os cursos de informática para o mercado de trabalho e informática básica.

“Estamos muito felizes com esta iniciativa que acontece num momento oportuno em que somamos esforços para fortalecer as ações de qualificação profissional na Região Metropolitana de Fortaleza. O Governo do Estado segue empenhado com o desenvolvimento sustentável e com a inserção de pessoas no mercado de trabalho em áreas estratégicas”, pontuou a secretária Sandra Monteiro.

Entre as autoridades presentes no evento, estavam o prefeito do Município, Roberto Pessoa; o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda; a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, Sarah Monteiro; entre outros.

Sobre a unidade

O Centro Municipal passa a operacionalizar o Programa Universidade Operária do Nordeste que, atualmente, beneficia 650 estudantes com o Ensino Fundamental e cursos de Formação Inicial e Continuada integrados à EJA. Os egressos do Programa são encaminhados para o Ensino Médio e para um Curso Técnico, com preparação para o mercado de trabalho.

A sede do CMEP possui uma estrutura bem equipada com 6 salas de aula climatizadas com telas interativas, sistema de som e 8 laboratórios adaptados para aulas de gastronomia, beleza, costura, restaurante e bar, bem-estar e estética, anatomia, estamparia e informática. O prédio conta, ainda, com uma área administrativa, sala de acolhimento com brinquedoteca, área de convivência, quadra e refeitório.