Ceará Sem Fome: Secitece propõe ações durante primeira reunião do programa em 2024

2 de abril de 2024 - 18:53

Estiveram presentes no encontro a secretária Sandra Monteiro e o presidente da Funcap, Raimundo Costa

A Secitece participou da terceira reunião ordinária do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, nesta segunda (1°), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Com as presenças do governador, Elmano de Freitas, da vice-governadora, Jade Romero, e da primeira-dama, Lia de Freitas, o encontro tratou das ações alcançadas em 2023 e do planejamento operacional para este ano, com apoio das secretarias que compõem o Comitê.

Participaram, pelo Sistema Secitece, a secretária Sandra Monteiro e o presidente da Funcap, Raimundo Costa. Ao todo, gestores de 15 secretarias estaduais e integrantes de órgãos e entidades parceiras indicaram suas ações concretas e estruturantes para o primeiro semestre deste ano, dentro dos quatro eixos: Acesso à Alimentação Saudável; Promoção da Produção de Alimentos; Qualificação, Empregabilidade e Geração de Renda; e Governança do Programa Ceará Sem Fome.

“O objetivo é fortalecer o programa que garante comida na mesa dos cearenses e gerar oportunidade e trabalho para esse público”, reforçou Elmano de Freitas durante o encontro. O governador também destacou a importância de se ter dados concretos sobre a insegurança alimentar e também daquelas pessoas que integram o programa. “Nós sabemos que temos facetas diferentes no meio do nosso povo quando se trata da fome. Por isso, é muito importante esse trabalho intersetorial”, ressaltou.

Para a primeira-dama Lia de Freitas, “o Ceará Sem Fome é mais do que um prato de comida”. “Queremos tirar o nosso povo da vulnerabilidade com a geração de emprego e renda. A intersetorialidade do comitê tem como meta propor e trabalhar ações existentes em cada pasta para que mude a realidade do público-alvo do programa”, pontuou Lia, que também é presidente do Comitê.

Propostas da Secitece

Em sua fala, a secretária Sandra Monteiro colocou à disposição do programa a expertise da Secitece em frentes como capacitação profissional e estímulo à pesquisa, numa articulação envolvendo entes federais, como a Finep/MCTI, e ainda com a própria Funcap, instituição estadual vinculada à pasta, para a oferta de linhas de financiamento.

A titular da Secitece também apontou oportunidades na graduação e pós-graduação. “Existe a possibilidade de ações em parceria com as nossas universidades estaduais. Um exemplo é a criação de linhas de estágio na área de saúde em que os campos de pesquisa sejam as próprias Cozinhas do Ceará Sem Fome”, destacou.

Sandra citou a viabilidade da Universidade do Trabalho Digital (UTD) em promover cursos de capacitação profissional na área de Tecnologia, de maneira itinerante e com curta duração, para os beneficiários do programa. Ainda na linha de qualificação, a secretária destacou a localização estratégica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) na capital e no interior, que podem servir como pontos de apoio.

Dentro das ações já executadas pelo Sistema Secitece, um dos destaques é a análise laboratorial dos alimentos fornecidos pelas Cozinhas do Ceará Sem Fome. O trabalho está sendo realizado pelo Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), instituição vinculada à Secretaria e que tem como objetivo garantir a segurança e a qualidade das refeições concedidas pelo programa.

Números

Entre os próximos passos do Ceará Sem Fome, há o lançamento de um plano de capacitação profissional, empregabilidade e renda focado na mudança de vida das pessoas que hoje sofrem com o problema crônico da fome. A previsão é que, com o envolvimento das pastas que compõem o Comitê, em torno de R$ 40 milhões sejam investidos na capacitação dessas pessoas.

Atualmente, o programa possui mais de mil cozinhas em funcionamento. Já o benefício do Cartão Ceará Sem Fome foi ampliado de 43 mil famílias para 53 mil. A estimativa é que a iniciativa impacte positivamente na vida de quase meio milhão de pessoas.

Com informações da Ascom da primeira-dama e imagens da Coord. de Imprensa do Governo do Ceará