Cooperação científica e ambiental: Secitece participa de reunião no INPE

26 de fevereiro de 2024 - 10:51 # # # #

 

Articulação do MCTI visa promover popularização da ciência, atividades de pesquisa e preservação ambiental

No último sábado, 24/02, a secretária da Secitece, Sandra Monteiro, participou de reunião no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, instituição que desenvolve ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre.

No encontro, foi discutido um acordo de cooperação entre o Governo do Ceará, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e o INPE. A ideia é transformar o espaço do INPE, localizado no município de Eusébio, em uma unidade de conservação aberta para visitação pública, com o intuito de promover a popularização da ciência e criar um ambiente propício para atividades de pesquisa e preservação ambiental.

Sandra Monteiro ressaltou a importância do projeto para o avanço da ciência e para a conscientização ambiental. “A iniciativa reflete o compromisso do Governo do Ceará com o desenvolvimento sustentável e com a promoção da educação científica para toda a população” disse.

A reunião foi fruto de uma articulação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), representado pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, e contou com a participação do pesquisador titular do INPE, Arnóbio Cavalcante; do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Gustavo Vicentino; do Cientista Chefe da Sema, Luís Ernesto Arruda, e do reitor do IFCE, Wally Menezes.