UVA apresenta resultados de pesquisas e inovações na Feira do Conhecimento

27 de novembro de 2023 - 14:51

Para a instituição, a presença na FdC é uma oportunidade notável de troca de experiências enriquecedoras

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) participará da sétima edição da Feira do Conhecimento (FdC), levando mostras do que está sendo produzido na instituição em relação a ciência, tecnologia, inovação e educação. A UVA é reconhecida no Estado no Ceará pela formação de profissionais de excelência, de forma inclusiva, flexível e contextualizada; na busca de soluções que promovam a qualidade de vida; bem como na sistematização de conhecimentos sobre os ecossistemas do semiárido cearense. A presença na Feira do Conhecimento é oportunidade notável de troca de experiências enriquecedoras.

O curso de Ciências Biológicas apresentará resultados de projetos de pesquisas e extensão que divulgam e popularizam a ciência na região noroeste do Ceará, trazendo inovações no enfrentamento de problemas emergentes através de novos olhares. O público poderá conhecer a experiência dos seguintes laboratórios, que contribuem com ações que podem fomentar o desenvolvimento sustentável: Laboratório de Paleontologia
(LABOPALEO); Laboratório de Ecologia de Comunidades Aquáticas (LECA); Laboratório de Biologia Experimental e Bioquímica (LABEX); Herbário.

O Curso de Física levará uma mostra da Exposição Itinerante “Meteoritos pé na estrada”, que está sendo exibida atualmente no Museu do Eclipse. Este importante equipamento cultural, que destaca a comprovação da Teoria da Realidade a partir de um evento observado em Sobral, atua em parceria com a universidade oportunizando ao público visitante contato com a astronomia, estimulando assim, o gosto pela ciência.

O Curso de Enfermagem, por sua vez, trará o importante tema do uso de tecnologias voltadas para saúde mental, através da apresentação de dois aplicativos criados por grupo de pesquisa e pelo trabalho extensionista da Liga Interdisciplinar de Saúde Mental (LISAM).

Por fim, a presença de um Laboratório Móvel ilustrará como o conhecimento pode ser divulgado em locais mais distantes, para públicos diversos; enfatizando a importância da articulação ensino, pesquisa e extensão e o papel da universidade na construção da cidadania.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UVA