Secretária Sandra Monteiro cumpre agenda de trabalho em Brasília

6 de novembro de 2023 - 12:54

Compromissos na capital federal tiveram como foco atrair investimentos e debater projetos ligados à popularização da Ciência, no Ceará

Com uma pauta de temas importantes que visam o desenvolvimento e a estruturação de iniciativas de popularização da Ciência, por meio da ativação de novos negócios e instalação de corredores criativos no Estado, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, cumpriu agenda de trabalho em Brasília, nos dias 25 e 26 de outubro. Na ocasião, a gestora participou de reuniões na Câmara Federal, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e no Ministério da Educação (MEC).

A titular da Secitece integrou a comitiva dos membros do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (CONSECTI) numa reunião com a presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados, a deputada federal Luísa Canziani. Durante o encontro, foi apresentada a proposta de criação do Sistema Único de Ciência, Tecnologia e Informação (SUCTI), que tem como objetivo consolidar e integrar políticas públicas para o setor de CTI nos âmbitos da União, Estados e Municípios.

Em sessão deliberativa extraordinária da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Plenário Marília Chaves Peixoto da Câmara Federal, foi iniciada articulação do CONSECTI com esta comissão para apresentação de propostas de fortalecimento do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT/MCTI) e da proposição de um Sistema Único, além da divulgação das atividades, das ações e dos projetos realizados pelas Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).

A secretária Sandra Monteiro fez um pronunciamento em defesa de programas estratégicos para o Ceará como o Corredores Digitais, concurso Ceará Faz Ciência, Criarce e a rede integrada de CVT’s, CVTEC’S e FATEC’S, Polos UAB’s.

Ainda em Brasília, a secretária se reuniu com o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, para debater ações estratégicas do Programa de Popularização da Ciência e a interiorização de projetos para startups com foco na aceleração de hardwares.

A secretária também participou da Reunião Nacional do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (CONSECTI), ocasião em que foi feita uma apresentação da nova estrutura do MCTI, além da realização de importante debate e discussão sobre a temática “Impactos da Reforma Tributária no Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação”. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, integrou a mesa que conduziu os trabalhos da reunião.

Sandra Monteiro ainda representou a Secitece em reunião virtual com a Casa Civil e secretários do Governo do Ceará, para debater propostas de projetos para o novo PAC do Governo Federal.

Na capital federal, a secretária teve agenda na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), onde foram discutidos diversos temas tais como fosfatados, avanços tecnológicos para a área de segurança alimentar no Ceará e qualificação de mão de obra.

Encerrando a agenda de compromissos em Brasília, a titular da Secitece foi recebida pela secretária Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, oportunidade em que foram debatida a criação de novos cursos na área da saúde para o ensino superior do Ceará e projetos de Ensino a Distância (EAD) nos Polos UABs do Ceará. Na ocasião, a gestora formalizou o convite oficial para a secretária participar da Feira do Conhecimento 2023.