Secitece participa de Mostra de Tecnologias promovida pela Embrapa

26 de outubro de 2023 - 13:40


A atividade apresentou as pontecialidades da cajucultura e de outras cadeias produtivas

A secretária Sandra Monteiro participou da “Mostra de Tecnologias – Caju com Inovação”, promovida pela Embrapa Agroindústria Tropical na última sexta-feira (20/10). A atividade integrou parlamentares, secretários de Estado, parceiros e representantes de órgãos e instituições públicas para apresentar inovações tecnológicas que impactam nas cadeias produtivas e econômicas cearenses. O evento também teve o objetivo de reafirmar a ciência como ferramenta de transformação.

Em sua fala, Sandra Monteiro pontuou que estreitar essa conexão entre os atores de CT&I é fazer valer os investimentos aplicados ao desenvolvimento de tecnologias que produzem conhecimento. Além disso, a titular da Secitece destacou a importância de ter a iniciativa privada junta a esse objetivo. “Para que se faça valer é preciso sensibilizar a ponta. É a sensibilização de que aquela tecnologia é necessária. Em nosso estado existem poucos players grandes, e estes precisam ser sensibilizados para essa transferência como uma oportunidade de negócio”.

O chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra, apontou que as tecnologias apresentadas “vão do caju ao café”. “No entanto, somos para além disso. Queremos mostrar a nossa infraestrutura, nossa capacidade técnica, a nossa capacidade de gerar tecnologias e, com isso, de gerar inovação trazendo emprego e renda para o Estado do Ceará”.

Tecnologias

Durante a ocasião, os convidados puderam conhecer tecnologias da Embrapa que elevam as cadeias produtivas cearenses a um outro patamar de produtividade, bem como os laboratórios de Tecnologias da Biomassa e de Processamento Agroindustrial. Na cajucultura, foram apresentados os clones de cajueiro-anão e seus coprodutos, como a amêndoa de castanha de caju. Para a cafeicultura, a tecnologia clonal também foi destacada.

A unidade atua, ainda, no desenvolvimento da tomaticultura, cultivo de banana e em pesquisas que buscam identificar bioativos que revelam a potência da biodiversidade brasileira em produzir ativos funcionais aplicáveis à indústria e à agricultura.




Além da Unidade Agroindústria Tropical, a ocasião apresentou os trabalhos desenvolvidos na Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE), representada por Cícero Lucena, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia. A Unidade atua no melhoramento genético de caprinos e ovinos, além de desenvolver sistemas de produção, saúde animal e produtos como os queijos de leite de cabra.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Embrapa Agroindústria Tropical