Solenidade na Assembleia Legislativa celebra 10 anos de criação da UFCA

1 de setembro de 2023 - 15:50

Quando da sua criação, em 2013, a Secitece foi uma das grandes defensoras para a instalação da Universidade

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, na última quinta-feira (31/8), no Plenário 13 de Maio, sessão solene para celebrar os 10 anos de criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Sandra Monteiro, participou da cerimônia representando o governador Elmano de Freitas.

Em sua fala, Sandra destacou a relevância da instituição para o desenvolvimento do Ceará. “É uma enorme honra e felicidade representar o governador Elmano de Freitas em uma solenidade tão significativa para o Estado. Comemoramos uma década de existência da nossa Universidade Federal do Cariri. Quando da sua criação, em 2013, a Secitece foi uma das grandes defensoras para a instalação da UFCA”, frisou.

A Universidade Federal do Cariri, desmembrada da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi criada pela Lei federal nº 12.826/2013, sancionada em cinco de junho de 2013, pela então Presidente da República Dilma Rousseff. A instituição está presente na macrorregião do Cariri/Centro Sul cearense, que abrange 42 municípios.

No Cariri cearense, as cidades de Juazeiro do Norte (sede), Crato, Barbalha e Brejo Santo abrigam os campi da UFCA. No Centro Sul, há o campus Icó, onde ainda funciona o Instituto de Estudos do Semiárido (Iesa/UFCA), com o curso de História (em desativação).

Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou o impacto da instalação da UFCA no interior do Estado.

“Quando se instala uma Universidade, seja lá em qual for o município, até as conversas no botequim da esquina mudam, porque a referência passa a ser outra naquela região. Sob o ponto de vista econômico, muda a qualidade de vida das pessoas e do serviço ofertado pelas prefeituras e empresas. E com uma universidade do porte da UFCA não seria diferente. Hoje, ela traz um impacto enorme na economia local e foi responsável por mudar a realidade social de muita gente. E por isso, precisamos reverenciar a UFCA e tudo que ela representa para o povo cearense”.

Requerimento

A sessão solene atendeu a requerimento de autoria do deputado Davi de Raimundão (MDB). Para ele, a instalação da UFCA no interior do Estado foi um grande presente concedido pelos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

“A instalação da UFCA na região foi uma conquista com forte mobilização social, para ofertar ensino público federal com gratuidade e qualidade. A vinda de uma Universidade Federal para o Cariri foi consequência da prosperidade cearense e, com o tempo, se tornou também sinônimo de desenvolvimento socioeconômico local. Juazeiro do Norte e toda a região do Cariri tem eterna gratidão por tudo que Lula e Dilma fizeram pelo ensino público e de qualidade no interior do Ceará”, frisou o parlamentar.

Homenagens

Seis pessoas foram homenageadas e receberam certificados durante a solenidade. Entre eles, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Luís Silva de Almeida; oex-reitor da UFC, Jesualdo Pereira Farias; o ex-reitor da UFCA,Ricardo Luiz Lange Ness; o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Antônio de Macedo; a primeira reitora da UFCASuely Salgueiro Chacon; e o professor Dr. Silvério de Paiva Freitas Júnior, atual reitor da UFCA, que foi representado por Mário Henrique Gomes Pacheco, pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFCA.

Ricardo Luiz Lange Ness, que na ocasião representou todos os homenageados da noite, falou sobre a importância da pesquisa científica desenvolvida pela UFCA e por todas as universidades públicas federais.

“Esses últimos 7 anos foram bem difíceis, mas graças a uma equipe valorosa e um corpo docente e discente excelente, a UFCA só cresceu. A gente se mostrou resiliente mesmo diante da maior crise sanitária dos últimos tempos, que foi a pandemia da Covid-19. E mesmo depois de termos lidado com ministros que queriam acabar com as universidades e principalmente com a pesquisa científica no nosso país, não nos abatemos. E foi graças a esses pesquisadores, da UFCA e de todas as universidades públicas do Brasil, que vencemos a pandemia e a Covid”, destacou.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Alece