Gestão em Saúde: Polo UAB de Beberibe sedia pós-graduação ofertada pela Fiocruz

31 de agosto de 2023 - 13:44

O Ceará foi um dos cinco estados escolhidos para receber a capacitação

A secretária Sandra Monteiro participou, nesta quinta-feira (31/8), da cerimônia de abertura do Curso de Especialização Gestão em Saúde no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da cidade de Beberibe. O evento contou com as presenças do secretário executivo da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor; da coordenadora do pólo UAB/Beberibe, Virgínia Tavares; do secretário de Ciência e Tecnologia do município, David Queiroz; do coordenador de Educação Superior da Secitece, Cândido B.C. Neto; de técnicos da Secretaria; além dos estudantes matriculados na pós-graduação.

O curso de Especialização Gestão em Saúde é oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC).

Em sua fala, a titular da Secitece ressaltou o fato do Ceará figurar entre os cinco únicos estados escolhidos para sediar a capacitação. Além da unidade de Beberibe, recebem a Especialização os polos UAB de Cedro/PE, Conceição da Barra/ES, Foz do Iguaçu/PR e São Luís/MA.

“Para nós, é uma honra termos um pólo como sede de um curso tão importante. Agradecemos a Capes pela oportunidade nesse momento de reconstrução do País, num trabalho realizado conjuntamente com os Ministérios de Ciência, Tenologia e Inovação (MCTI) e o de Educação (MEC)”, destacou Sandra Monteiro.

A secretária também exaltou a contribuição da coordenadoria de Educação Superior da Secitece. O setor está à frente do acompanhamento dos 39 polos de apoio presencial da UAB instalados em 37 cidades cearenses. Uma dessas unidades é a de Beberibe, que completou 15 anos de existência em 2023 e foi eleita como o segundo melhor polo UAB do País, de acordo com a Capes.

Durante a cerimônia de abertura do curso de Especialização, os novos estudantes tiveram a chance de assistir a uma palestra do secretário executivo da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor, sobre “Saúde das mães e das crianças cearenses”.

Seminário em outubro

Durante a solenidade, a secretária Sandra Monteiro divulgou informações a respeito do Seminário dos Pólos UAB do Ceará, que acontecerá de 26 a 27 de outubro, na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). O evento é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secitece, e vai discutir o tema “Educação a Distância: inclusão e equidade na Educação Superior”.

Sobre a especialização

O objetivo do curso é qualificar trabalhadores da saúde nas competências essenciais da gestão de serviços de saúde, quais sejam: compreender a política de saúde no Brasil; analisar as necessidades de saúde; gerenciar a logística de suprimentos; coordenar programas e equipes e avaliar práticas de saúde. A Especialização Gestão em Saúde destina-se a profissionais da área de saúde e afins, com graduação concluída, que exerçam atividades de gestão de sistemas ou serviços de saúde.