Secitece realiza visita técnica em obras de unidade que deve integrar o Parque Tecnológico do Ceará

16 de agosto de 2023 - 15:39

Novo espaço com foco em tecnologia da informação tem previsão de entrega até dezembro

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) realizou mais uma visita técnica às obras da nova unidade com foco em tecnologia da informação, que deve integrar o Parque Tecnológico do Ceará, estruturado em células localizadas na capital e no interior do estado. Estima-se que até o final do ano, a obra seja concluída e entregue à população.

A implantação do novo espaço ocorre inicialmente nos quatro últimos andares do prédio do Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza, área estratégica para o desenvolvimento de atividades voltadas à ciência, tecnologia e inovação, proporcionando a democratização do acesso e aproximando os setores acadêmico e empresarial. O projeto arquitetônico e de engenharia foi elaborado para a reforma dos andares onde funcionam a Universidade do Trabalho Digital, Corredores Digitais (Startups) e Criarce.

A requalificação do espaço é resultado de parceria institucional por meio de convênio entre a Secitece e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com investimentos da ordem de R$ 1,1 milhão. Após as adaptações na estrutura física, o 13º andar do prédio deve comportar espaços adequados para desenvolver projetos, aulas, reuniões, palestras, uso dos laboratórios, coworking e espaços reservados para incubadoras.

A secretária Sandra Monteiro acompanhou juntamente com a coordenadora do convênio pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Secitece, professora Flaviana Pereira,  os trabalhos de vistoria que teve como objetivo avaliar o progresso das obras. Também estiveram presentes representantes da Secitece, da Superintendência de Obras Públicas do Governo do Estado do Ceará e da empresa DPCON Engenharia e Projetos, responsável pela obra. 

O novo equipamento está sendo projetado para ser um espaço moderno e adequado para o impulsionamento da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento tecnológico no Ceará. “Essa obra é muito importante para todos que atuam no campo do conhecimento. Estamos trabalhando para entregar um polo arrojado de inovação, capaz de atrair empreendedores, pesquisadores e novos talentos, a fim de alavancar o progresso e estimular a criatividade em nossa região”, afirmou a secretária.

O novo Centro de Tecnologia da Informação terá 2320m² de extensão, com previsão para 25 startups residentes e duas empresas âncoras.