Formação superior e profissional para população indígena é tema de encontro na Secitece

1 de agosto de 2023 - 13:23


Sandra Monteiro recebeu em seu gabinete a titular da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves

A oferta de educação superior e profissional para os povos originários e a valorização dos saberes tradicionais foram pauta de um encontro entre a secretária Sandra Monteiro e a titular da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves, a Cacika Irê. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (1º/8), na sede da Secitece.

Na oportunidade, a secretária Juliana entregou um documento que lista algumas demandas do movimento e um pedido de articulação entre instituições. “Nossa Secretaria visa trabalhar numa política transversal com outras pastas estaduais, no intuito de avançarmos e corrigirmos demandas históricas dos nossos povos indígenas”, disse.

Na reunião, Cacika Irê também apontou a necessidade de uma formação continuada de professores indígenas. “Precisamos, também, para além do ingresso nas universidades, garantir a permanência dos estudantes indígenas nessas instituições”, pontuou.

Respeito à territorialidade

Durante o encontro, a secretária Sandra Monteiro reforçou a importância de políticas específicas para este público, o respeito à territorialidade e a valorização dos saberes populares. Neste sentido, a titular da Secitece solicitou o fornecimento de um mapa atual da população indígena. “Com esse dado, é possível verificar a proximidade desses territórios das unidades de ensino superior e profissional existentes em nosso estado, o que poderá resultar em ações de cooperação”, explicou.

Ainda na reunião, Sandra destacou que existem propostas voltadas ao público indígena para votação dentro do Plano Plurianual (PPA). Com o PPA, o Governo do Ceará estabelecerá as ações da administração até 2027. A população cearense pode votar através da plataforma https://cearaparticipativo.ce.gov.br até o dia 10 de agosto.

A reunião desta terça-feira também contou com a participação do orientador de Célula de Articulação Interinstitucional e Incidência de Políticas dos Povos Indígenas do Ceará, Alexandre Júnior.