Secitece, SSPDS e Supesp discutem parceria nas áreas científica, educacional e tecnológica

19 de maio de 2023 - 14:33


Um termo de cooperação será firmado entre as secretarias

Com o intuito de firmar uma maior integração nos campos científico, educacional e tecnológico entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), o titular da SSPDS-CE, Samuel Elânio, e o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa, participaram de uma visita institucional à sede da Secitece, no bairro Edson Queiroz, na manhã desta quinta-feira (18/5).

A secretária da pasta, Sandra Monteiro, e a secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, Adeline Lobão, discutiram com o secretário da SSPDS e o superintendente da Supesp sobre a assinatura de um termo de cooperação entre as secretarias para a promoção de ações voltadas para a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE) e a Supesp.

Durante o encontro, o secretário Samuel Elânio ressaltou sobre o alinhamento entre as secretarias, que pode refletir em ações conjuntas voltadas para os serviços prestados aos cearenses. “Existe um trabalho que pode ser feito junto para alinharmos ações que reflitam no âmbito da Supesp e da Aesp. Esse trabalho com a Secitece pode agregar experiência, tecnologia e conhecimento na área científica por meio das universidades”, destacou o titular da SSPDS.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) coordena e viabiliza a geração, difusão e aplicação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida da população. A parceria com a pasta pode refletir em ações estratégicas das Forças de Segurança, voltadas para a tecnologia e o conhecimento, através do Programa Cientista Chefe – que tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Por meio dele, equipes de pesquisadores trabalham nas secretarias ou órgãos estratégicos do Governo do Ceará para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que possam ser implantadas para melhorar os serviços para os cearenses.

“Cada vez mais as secretarias têm desenvolvido um trabalho de cooperação. Essa visita é uma representação dessa vontade de trabalharmos juntos. E, que esse resultado seja reverberado no que o Governo do Ceará espera para o cidadão. Principalmente, no avanço nas políticas educacionais para a formação de pessoas, e também, na interface do Programa Cientista Chefe, quais ganhos podem ser gerados para a SSPDS e no que a Secitece pode auxiliar nessa construção”, finalizou a secretária da Secitece, Sandra Monteiro.


Fonte: Assessoria de Comunicação da SSPDS